O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 17 de junho de 2006

491) Comunidade Antiimperialista de Nacoes?: por pouco...

Ao que se sabe, na última reunião presidencial do antigo Pacto Andino -- desde os anos 1990 chamado de Comunidade Andina de Nações --, reunião aliás convocada pelo novo presidente boliviano (e bolivariano) Evo Morales, este mesmo presidente propos que a CAN, em lugar de Andina (um mero detalhe geográfico), pudesse ser chamada de Comunidade Antiimperialista de Nações, refletindo certamente os novos brios montagnards (da Revolução francesa, bien sur) na região.

Aparentemente, nem o presidente do Peru, Alejandro Toledo, nem o da Colômbia, Alvaro Uribe, concordaram com a insólita proposta do presidente da Bolívia, com o que a CAN perdeu uma oportunidade de ser “revigorada” bolivarianamente, como era a intenção original de Evo Morales.
Ele também insistiu em que o Chile fosse convidado a retomar sua qualidade de membro da "comunidade", a qual o longo país andino (e também amigo dos EUA, o maior e provavelmente único império da região) deixou em 1975 por diferenças de visão quanto a políticas setoriais, em especial em relação ao capital estrangeiro. Aparentemente, a posição defensiva em relação ao capital estrangeiro diminuiu na região.

Não se sabe se Evo Morales também exigiu o abandono dos acordos de livre-comércio que Colômbia e Peru firmaram com o império, em troca talvez de sua aceitação no quadro da Alba, a aliança bolivariana proposta por Chávez, e que até agora conta com Cuba e a própria Bolívia (e provavelmente o MLST de Bruno Maranhão, além de seu embaixador francês, José Bové).

Nenhum comentário: