O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 21 de junho de 2006

499) Uma perda brutal: um amigo se vai... (in memoriam Paulo Joppert Crissiuma)

Fui informado, burocraticamente, pelo Boletim Diário do Ministério das Relações Exteriores, na data de hoje (21 de junho de 2006), desta notícia para mim brutal:

NOTAS DE FALECIMENTO
* Faleceu no último dia 18, em Houston, o Ministro de Segunda Classe Paulo Joppert Crissiuma.

Pressentimento é uma coisa que a gente não sabe explicar, mas que parece funcionar. Poucos dias atrás, talvez no próprio dia 18 ou 19, eu me lembrei do Paulo Joppert, meu grande amigo desde o início na carreira, nos idos de 1977, e me disse: preciso ligar para ele, em seu apartamento de Houston. Eu havia falado com ele aproximadamente um mês e meio atrás, assim como com sua mãe, no Rio de Janeiro, na mesma ocasião.
Ele me relatou então o sucesso da sua operação de transplante de medula, de um doador compatível, e as etapas ainda envolvidas na sua recuperação, que seriam longas e talvez duvidosas.
Mas, eu tinha sentido em sua postura, em sua voz, em sua ênfase e pensamentos, uma tremenda vontade de vencer. Tinha ficado emocionado, ao falar com ele, mas dissimulei meu sentimento, para lhe transmitir todo o meu carinho possível e toda a minha solidariedade na sua luta contra a doença.
Eu tinha, inclusive, alguns meses antes, me oferecido como possível doador, o que ele gentilmente descartou, com razão, em vista de todos os screennings científicos conduzidos pelo hospital de Houston para assegurar que o doador fosse, efetivamente, compatível no grau máximo com as necessidades do receptor.
Eu estava contente que Paulo Joppert já se encontrava fora do hospital, em flat privado, próximo do hospital, sendo assistido por um familiar, no caso uma irmã. Estava contente e esperava voltar a vê-lo em pouco tempo.
A notícia brutal, tal como transcrita acima, vem nos acordar para a triste realidade dos limites da medicina a determinadas doenças que afetam terrivelmente o ser humano. Nem tudo é possível o tempo todo. Tendo perdido meu pai em circunstâncias similares, ainda que não semelhantes, sei que, efetivamente, a medicina tem limites em face de males ainda difíceis e avassaladores.

De todo modo, eu não queria deixar passar um minuto sequer sem registrar meus sentimentos em face do que acabo de ler no Boletim.
Todos os meus sentimentos e minha solidariedade à família do Paulo Joppert Crissiuma, e minha lágrima de saudade a um amigo do peito, de quem eu gostava muito.
Vale.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma bela e comovente crônica.
O tempo presente, a vida presente, o instante que algo nos toca ao outro.
neuza ladeira