O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 3 de julho de 2008

905) Seminário Internacional: Teorias das Relações Internacionais: Perspectivas Nacionais e Regionais

Seminário Internacional
Teorias das Relações Internacionais: Perspectivas Nacionais e Regionais

Brasilia, UnB, 25 e 26 de agosto de 2008

A teoria das relações internacionais integra o currículo dos cursos de relações internacionais em posição de relevo quanto à expectativa didática. Influi na capacitação profissional e na formação do pensamento. Atribui-se à disciplina uma função explicativa, para alguns limitada pela carga ideológica, para outros pela impossibilidade de existir teoria universal nas ciências humanas. Nesse contexto cognitivo, diferenciam-se teorias e conceitos.
O evento propõe nova discussão acerca das teorias e dos conceitos em relações internacionais, em torno de seu enfoque nacional ou regional. Com efeito, nas nações ou grupos de nações onde são elaborados, teorias e conceitos embutem valores e interesses próprios, além de induzir padrões de conduta.
Estes valores, interesses e padrões de conduta nacionais limitam o alcance explicativo, a isenção e a imparcialidade de teorias e conceitos? Como esses fatores influem sobre a decisão dos governos e de agentes econômicos e sociais? Como condicionam as relações internacionais? A quem e para que servem teorias e conceitos em relações internacionais? Com que precauções devem ser vistos no ensino?

Programa

Sessão de Abertura: 25 de agosto, 9:30-10:30
* Eiiti Sato, Diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB);
* José Flávio Sombra Saraiva, coordenador do evento (Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - iREL-UnB e Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI)
* Conferência de abertura: Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Secretário Geral, Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

1o Dia, Sessão 1, O Estado da questão: 25 de agosto, 10:30 – 12:00
* Coordenação dos trabalhos: Antonio Carlos Lessa (Universidade de Brasília)
* O condicionamento nacional e regional sobre a Teoria das Relações Internacionais (Alexandre Parola – Ministério das Relações Exteriores - Instituto Rio Branco);
* O condicionamento nacional e regional sobre conceitos aplicados às relações internacionais (Amado Luiz Cervo – Universidade de Brasília);
* Debatedor: Nizar Messari (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio).

1o Dia, Sessão 2, Estados Unidos, México e Europa: 25 de agosto, 14:30 – 17:00
* Coordenação dos trabalhos: Ana Flávia Barros-Platiau (The University of Brasilia)
* Teorias de relações internacionais e o enfoque nacional nos Estados Unidos e na Inglaterra (Christopher Coker – London School of Economics and Political Science - LSE, Reino Unido)
* Teorias de relações internacionais e o enfoque europeu (Charles Zorgbibe – Université de Paris I – Sorbonne, França).
* Teorias de relações internacionais e enfoque nacional na França (Frederic Charillon, Sciences Po, Paris, França);
* Teorias de relações internacionais e enfoque nacional no México (Jorge Schiavon, CIDE e Instituto Matias Romero, Mexico)
* Debatedor: Marco Cepik (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil).

1o Dia, Sessão Especial: 25 de agosto, 17:30 – 18:00
* Lançamento da nova edição da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI, 2008(1), Volume 51 - apresentada por Antonio Carlos Lessa (Editor da RBPI).

2o Dia, Sessão 3, Ásia, África e América do Sul: 26 de agosto, 9:00 – 12:30
* Coordenação dos trabalhos: Estevão Chaves de Rezende Martins (Universidade de Brasília)
* Teorias de relações internacionais e enfoque nacional na Argentina (Carlos Escudé – Universidad del CEMA, Buenos Aires, Argentina).
* O enfoque latino-americano da teoria das relações internacionais (Raúl Bernal-Meza – Universidad Nacional del Centro, Argentina).
* Perspectivas críticas africanas acerca da teoria das relações internacionais (Wolfgang Döcpke - Universidade de Brasília).
* Enfoques asiáticos acerca de teorias e conceitos em relações internacionais e o papel do Islã (Zidane Zeraoui, Argelia & Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - ITESM, Mexico)
* América Latina, África e Ásia na construção de conceitos em Relações Internacionais (Gladys Lechini, Universidade Nacional de Rosário, Argentina, e CLACSO)
* Debatedor: Henrique Altemani (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP)

2o Dia, Sessão 4: Enfoque nacional de teorias e conceitos em relações internacionais no Brasil: 25 de agosto, 14:30 – 17:30
* Coordenação dos trabalhos: Pio Penna Filho (University of São Paulo – USP, Brazil)
* Exposição principal - Enfoque nacional de teorias e conceitos em relações internacionais no Brasil - Tullo Vigevani, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP;
* Eduardo Viola, Universidade de Brasília - UnB;
* Alcides Costa Vaz, Universidade de Brasília - UnB;
* Antonio Jorge Ramalho da Rocha, Universidade de Brasília - UnB;
* Williams Gonçalves, Universidade Federal Fluminense - UFF;
* Debatedor: Cristina Pecequillo, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP.

2o Dia, Sessão de Encerramento: Painel de conclusão - 25 de agosto, 17:30-18:00
* Robert Frank, Universidade de Paris e Comissão de História das Relações Internacionais;
* Miriam Saraiva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ;
* José Flávio Sombra Saraiva, Universidade de Brasília - UnB e Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI

Informações adicionais
Como se inscrever:
* Taxa de Inscrição: R$ 75,00 (setenta e cinco reais), inclui uma assinatura anual da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI (Volume 51 - 2008 - Nos. 1 e 2);
* Preenchimento da ficha e pagamento da taxa de inscrição: clique aqui.
o Ao concluir o preenchimento da ficha de inscrição, clique em "Enviar Pedido". Se abrirá uma tela com os dados da cobrança e para a geração do boleto bancário. Este boleto é contra apresentação (independentemente da que estiver impressa no campo "Vencimento", pode ser pago em qualquer data até o dia 1 de agosto);
o Uma mensagem será enviada para o e-mail que você cadastrou quando confirmarmos o pagamento da sua taxa de inscrição. Verifique se o seu filtro de spam não está bloqueando mensagens importantes.
o Observação importante: A simples geração do boleto bancário não cria reserva de vaga ou pré-inscrição. Considerando a grande procura pelo evento, considere pagar imediatamente o boleto bancário gerado.

Certificação: Emissão de certificado de participação para os participantes regularmente inscritos.

Local: Auditório da FINATEC - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF).

Número de vagas: 250
Informações: Secretaria do Instituto de Relações Internacionais - Universidade de Brasília (Telefone: 61 3307 2426, e-mail celi.oliveira@gmail.com).

Organizadores: Amado Luiz Cervo, Eiiti Sato, Antonio Carlos Lessa, Ana Flávia Barros-Platiau e José Flávio Sombra Saraiva

Realização: * Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília;
* Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI;
* Comissão de História das Relações Internacionais - CHIR, Sessão Latino-Americana.

Apoio: * Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Programa Renato Archer);
* Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Professor, eu sou universitário e estou cursando o 7º semestre de administração. Tenho grande interesse pela área de comércio internacional, principalmente para as relações Brasil-União Européia em relação ao comércio e também sobre o crescimento das micro e pequenas empresas que estão internacionalizando os seus negócios. Como pretendo me informar cada vez mais nessa área, gostaria de saber se o senhor acha interessante que eu participe deste seminário? Obrigada.

Kelly Cristina

Paulo Roberto de Almeida disse...

Kelly Cristina,
Se voce é universitaria, deveria escrever com seu e-mail, pois postagem anonima me obriga a postar outra mensagem, que nao necessariamente será lida por voce.
Acredito que participar de seminarios sempre é interessante, pois sempre há algo para aprender com especialistas (supostamente), mas eu nao consideroa essencial para o tipo de formação especializada que você procura. O seminário é sobre teoria de RI, ou seja, algo relativamente abstrato para suas necessidades de formação profissional ou enriquecimento na área especifica que você busca.
Paulo Roberto de Almeida

Kelly disse...

Obrigada professor, eu havia postado como anônimo por que não entendi muito bem o mecanismo desse blog, mas agora já sei. Bem, eu gostaria de cursar a matéria de comércio internacional na UnB como aluna especial, mas fiquei sabendo que é necessário ter cursado os pré-requisitos. Sendo assim terei que buscar outras maneiras de expandir meus conhecimentos sobre a área por que é realmente a area que eu desejo me especializar e aprofundar meu estudos. Muito obrigada pela atenção e deixo desde já um elogio por esse blog, eu achei muito interessante. Obrigada.