O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 13 de maio de 2009

1101) Falacias academicas: uma opiniao dissidente

Não se pode contentar a todos, obviamente, em especial a propósito de temas tão sensíveis no mundo acadêmico como o marxismo, o neoliberalismo, o Consenso de Washington, a revolução cubana, o golpe de 1964, e tantos outros mais, que vêm sendo objeto de meus trabalhos agrupados na série "Falácias Acadêmicas" (ver o post 1092, de 6 de maio de 2009, que apresenta o conjunto dos ensaios publicados até aqui, neste link).
Justamente, acabo de receber uma mensagem de alguém que está fortemente incomodado com os meus artigos, tanto que me escreveu uns tantos adjetivos para condenar o meu trabalho.
Transcrevo a mensagem, omitindo obviamente o nome e o local do meu correspondente descontente -- apenas indicando que se trata de uma grande universidade federal -- e coloco mais abaixo a mensagem de resposta que acabo de lhe mandar.

[Começo de transcrição]
On 13/05/2009, at 18:29, Xxxxxxxx Xxxxxxxx wrote:

Mensagem enviada pelo formulário de Contato do SITE.

Nome: Xxxxxxxx Xxxxxxxx
Cidade: Xxxx Xxxxxxxxx
Estado: XX
Email: xxx.ufxx@gmail.com
Assunto: Opiniao
Mensagem: Caro professor lendo somente os títulos de alguns de seus artigos - obviamente que não se faz necessário lê-los na íntegra para entendermos sua ideologia patrocinada - conclui-se facilmente que o mundo produz cada vez mais um maior número possível de idiotas. Seus próprios seguidores se encaixam perfeitamente neste crescente rol. E por falar em "falácias", sua obra inteira pode ser intitulada de "Falácias de um representante de uma ideologia falida", tamanho o festival de baboseiras escritas por quem frequentou por tantos anos o mundo acadêmico.

[Fim de transcrição]

Essa a mensagem, simpática, como se pode constatar. Eis a minha resposta:

Caro Xxxxxxxx,
Uma das caracteristicas do mundo academico é o debate aberto, sustentado em argumentos empíricos ou de lógica formal. Acredito que adjetivos não se encaixem nessa categoria.
Como você parece ter opiniões muito sólidas em torno de determinadas questões, faço a sugestão que você escreva um ou vários artigos rebatendo, refutando todos os meus artigos, e indicando por que, exatamente, esses meus artigos seriam falácias.
Eu me comprometo a levá-lo a exame do Conselho Editorial para tê-lo publicado na REA.
Dessa forma teriamos um verdadeiro debate aberto, como convém ao meio acadêmico...
-------------
Paulo Roberto de Almeida
www.pralmeida.org

PS: Aguardo resposta, ainda...

7 comentários:

Glauciane Carvalho disse...

Meu Deus ! Como me senti entristecida por ver o nível ínfimo que se encontra o ensino superior brasileiro, com um professor universitário fazendo um comentário tão sem nível. Um professor, de uma universidade federal, com posições arbitrárias e ditatoriais, é de se lamentar ! Talvez, fosse o caso de ser instituída neste país, novamente, a CENSURA. Somente assim, estaríamos cerceando Paulo Roberto de Almeida de se expressar! E agradando os péssimos profissionais da academia científica, que além de não apresentar argumentos, não possuem diplomacia ao se expressar.
Bravo, bravo! Calem os seres que raciocinam e utilizem de subterfúgios ofensivos, ao invés de refutações argumentativas. É muito mais fácil ofender do que apresentar fundamentações sólidas. (será que ele as tem ?)

Sim, sim vamos injuriar as pessoas, pois isto poderá dar uma satisfação intelectual aos "bons" profissionais espalhados por este país. Apenas digo uma única coisa, ao referido "ser supremo" professor da universidade federal: argumentos são combatidos com argumentos. Pegue seus títulos e jogue no lixo, pois sua atitude indelicada revela sua falta de preparo para combater à altura um profissional como Paulo Roberto de Almeida, aproveito ainda para divulgar a plataforma Lattes de Paulo Roberto (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4768824P6), talvez assim, o referido professor se sinta incentivado de ter um "artigozinho" publicado na REA! Sinceramente, que colocação esdrúxula...Um minuto de silêncio para a universidade federal ao qual este professor "preparado" leciona, tendo em vista, o sepultamento dos debates em nível socrático...
Ai meu Deus! Eu deveria ter nascido daqui a 50 anos...

Anônimo disse...

Quem não tem argumentos apela aos adjetivos pejorativos e procura desqualificar quem não concorda com ele. Coitados dos seus alunos na universidade federal. Eles não merecem um professor autoritário metido a dono da verdade.

Peter

Fabricio De Souza disse...

Professor, por favor divulgue o e-mail desta mente brihante, para que possamos indagarmos sobre as áreas de sua especialidade, que deve ser no mínimo, a Zoologia!

Unknown disse...

Senhora Glauciane,
Seus comentários foram fabulosos e me sinto orgulhoso de saber que temos no Brasil professores universitários iguais à senhora.
Realmente, o comentário foi de muito baixo tom.
Gostaria de me corresponder com a senhora também, já que tem um mês que frequento o blog do embaixador.
Eu sou professor universitário e tenho pós-doutorado em Direito, para mim me corresponder com a senhora será uma honra e engradecerá de forma profícua aos meus anseios científicos e profissionais.
A senhora tem minha admiração absoluta!
Antonio Drummond - SP
Parabéns !

Glauciane Carvalho disse...

Senhor Antonio, agradeço a tão belas palavras, mas sou apenas uma aluna da graduação do 6º período em Direito de uma universidade privada no Rio de Janeiro. Mas, pretendo seguir a carreira científica e repugno qualquer cerceamento de idéias e expressões. Lutamos muito neste país para termos o direito de nos expressarmos e não acredito que este tipo de conduta possa acrescentar algo aos meios acadêmicos. Se eu que estou na graduação penso assim, acho que quem tem nível docente universitário deveria seguir o mesmo caminho. A idéias opostas são necessária e imanentes do debate, mas falta de respeito para mim é falta de preparo técnico e científico. Mais uma vez agradeço sua palavras carinhosas...

Unknown disse...

Senhora Glauciane,
agora mais do que nunca tens minha admiração completa.
Uma aluna do 6º período de Direito tão bem preparada ao se expressar ? Isto é fabuloso! Tenho negócios no RJ e pelo menos duas vezes ao mês estou aí. Se possível gostaria de conhecê-la, pois alunos de seu quilate, não encontramos todos os dias. Para não ter que fazer deste ponto científico um ponto de encontro acadêmico, deixo meu e-mail a sua disposição e peço para que entre em contato comigo, assim que for possível. Mande o e-mail que mandarei por ele meu telefone. Lembro ainda, que minha disposição se faz em pensamentos respeitosos e pleno, ok ? Este é meu e-mail antoniodrummondsilva@gmail.com
Vou esperar, inclusive estarei no RJ na semana que vem...

Gláucia disse...

Sim, Professor, é triste. Grande parte da esquerda brasileira corresponde exatamente àquela imagem eternizada por Paulo Francis: "a melhor propaganda anticomunista é deixar os comunistas falarem". O tal marxismo bocó.

Só ressalvo que, quando leio comentários tipo os do blog do Reinaldo, sinto que poderíamos estender esse raciocínio a todo o panteão ideológico nacional.

Abraços solidários/