O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

1293) Euclides da Cunha e os limites Brasil-Peru

Da Agência de Notícias do Senado Federal:

CULTURA
Livro sobre o tratado de limites entre o Brasil e o Peru será lançado durante homenagem a Euclides da Cunha
14/08/2009 - 18h33

Durante a homenagem ao escritor Euclides da Cunha, pelo seu centenário, na hora do expediente da sessão deliberativa da terça-feira (18), o Conselho Editorial e o Senado Cultural lançarão o livro O Tratado de Limites Brasil-Peru, que reúne documentos e textos históricos sobre as negociações que definiram a fronteira entre os dois países. A organização e a apresentação são do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

A assinatura do Tratado de Petrópolis entre o Brasil e a Bolívia, em 1903, possibilitou a anexação do Acre Meridional ao Brasil, uma faixa de terra de 191 mil quilômetros quadrados. O Tratado de Limites entre o Brasil e o Peru (1909) regularizou e anexou outros 152 mil quilômetros quadrados. Relatórios escritos por Euclides da Cunha foram fundamentais para que os dois países fechassem o acordo.

Em 1905, três anos após publicar Os Sertões, Euclides da Cunha decidiu ir ao Acre com o objetivo de desvendar para o restante do país a realidade amazônica, da mesma forma como havia feito com Canudos, no sertão da Bahia. Ele saiu do Rio de Janeiro como chefe da delegação brasileira na Comissão Mista Brasileira-Peruana de Reconhecimento dos Rios Juruá e Purus.

Essa comissão diplomática tinha como objetivo resolver o conflito deflagrado na fronteira entre os dois países pela disputa de seringais que possuíam relevância econômica. As anotações e os relatórios elaborados a partir dessa viagem serviram como base para o tratado de limites entre o Brasil e o Peru. Euclides da Cunha escreveu, sobre essa expedição, relatos, cartas a amigos e artigos que foram publicados no jornal O Estado de S. Paulo.

A Rádio Senado produziu uma reportagem especial para relembrar Euclides da Cunha. Foram ouvidos pesquisadores nas áreas de sociologia, antropologia, história e literatura. A senadora Marina Silva (PT-AC) e o escritor amazonense Milton Hatoum também comentaram suas impressões sobre o trabalho do autor de Os Sertões. O resultado pode ser conferido no link http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/160454

Algumas cópias da reportagem especial "Euclides da Cunha: O escritor que desvendou o Brasil", assinada pela jornalista Beatriz de Mendonça, serão distribuídas entre os presentes à sessão de terça-feira. O bisneto do escritor, Carlos Roberto da Cunha Lage, e a sua esposa Marinez Correia Rodrigues representarão os familiares de Euclides na homenagem.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: