O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 10 de novembro de 2009

1491) Edital do Concurso do Itamaraty - 2010

CONCURSO DE ADMISSÃO À CARREIRA DE DIPLOMATA
COMUNICADO


O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) comunicam que o candidato poderá solicitar a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2010, solicitada no período entre 15 horas do dia 10 de novembro de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de dezembro de 2009, horário oficial de Brasília/DF.

Brasília/DF, 9 de novembro de 2009.

4 comentários:

Hugo disse...

Caro Professor,
Sou um futuro candidato à carreira, que pretende prestar o concurso só a partir de 2012, quando concluo a graduação. O Sr. teria alguma perspectiva de como serão, de modo geral, os futuros processos seletivos? Será que há a possibilidade de termos anos em que não se ofereça nenhuma ou quase nenhuma vaga? Existiria algum conselho especial ao futuro-candidato, diferente daquele normalmente dado aos candidatos de agora?
Muito obrigado,
Abraços

Paulo Roberto de Almeida disse...

Os concursos continuarao a ser realizados normalmente, nas mesmas bases de exigencias, com vagas mais reduzidas do que nos ultimos anos (ou seja, em torno de 30 a 40 a cada ano).
O futuro candidato deve continuar a se preparar de maneira tao exigente quanto agora, talvez mais, pelo aumento do numero de concorrentes em relacao as vagas...

Fernanda Bianchi (f-bianchi@hotmail.com) disse...

Prezado Professor, analisando as exigências para o concurso, abri da minha inscrição (pelo menos nesta oportunidade, afinal sou brasileira e nunca desisto) pois embora tenha acabado de concluir um MBA pela FGV com um bom aproveitamento, a questão de línguas: espanhol e francês não domino (apenas inglês e italiano). O mestre acha q agi corretamente. Quais as suas sugestões?

Unknown disse...

Olá, estava preocupado com o meu francês na prova, creio que muitos estão, até que encontrei um curso de francês direcionado para o Itamaraty e outras provas, o nome do lugar é IFESP ( www.ifesp.com.br ), recomendo, pois eles contam também com professores nativos e é uma experiência muito agradável!

Recomendo a todos que estão preocupados com o francês no Itamaraty, assim como eu estava.

Até logo, e continuem com os ótimos posts.