O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

1561) Mercosul: além de protecionista para dentro e para fora, retrocedendo na multilateralizaçao de pagamentos

Parece incrível, mas ao Mercosul se aplica o conhecido dito: desgraça pouca é bobagem...
Não contentes de serem protecionistas uns contra os outros e todos contra terceiros, os países do Mercosul também retrocedem na questão da multilateralização dos pagamentos.
Como se a deterioração do dólar impedisse comércio e pagamentos nessa moeda.
Bilateralização de pagamentos é um atraso, não um avanço, e os países deveria avançar para a plena conversibilidade de suas moedas, ou seja, a multilateralização cada vez mais ampla dos pagamentos.
Parece que certas pessoas apenas ostentam um preconceito irracional contra o dólar...

Ministro quer ampliar comércio com moedas locais
Valor Econômico, Terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Em uma situação irônica no Mercosul, que quase implodiu na virada da década por causa da desvalorização do real e do peso, a fragilidade do dólar tornou-se o principal ponto de discussão dos representantes de ministérios de Economia e dos bancos centrais do bloco. As maiores preocupações giraram em torno de seus efeitos para o comércio exterior e para o valor das reservas internacionais mantidas por Brasil e Argentina.

O ministro argentino da Economia, Amado Boudou, pediu a ampliação dos sistemas de pagamento de importações em moedas locais e dos swaps cambiais entre bancos centrais da região. O comércio sem uso do dólar abrange atualmente 2% das operações entre Brasil e Argentina. Com o Uruguai, o Brasil deverá iniciar o sistema em 2010.

Boudou disse que o Mercosul coordenará uma posição comum sobre o assunto para levar à próximo reunião do G-20, no Canadá. Não vamos mudar o mundo, mas não queremos o continente invadido por mercadorias chinesas, afirmou o ministro argentino.

Ele manifestou preocupação com a insistência da China em manter sua moeda, atrelada ao dólar, artificialmente desvalorizada. O chefe de gabinete do Ministério da Fazenda do Brasil, Luiz Melin, concordou. Para ele, os países com comércio em dólar não podem ficar reféns da disputa entre Estados Unidos e China sobre o valor do yuan.

Para evitar a apreciação do peso, o Banco Central da Argentina tem feito compras diárias de US$ 100 milhões, segundo Boudou. Ele defendeu a política de aumento das reservas internacionais pelos países da região: Todos sofremos com a falta de reservas no passado, afirmou.

Ele apontou, porém, outro problema: a perda de valor dessa poupança, com a trajetória de queda do dólar. Para o mundo inteiro, não ter uma ordem de grandeza para a taxa nominal de câmbio leva sempre os governos a ficar atentos e monitorar (a situação) com calma, acrescentou Melin.

Boudou sugeriu o monitoramento conjunto das reservas, mas rejeitou interpretações de que estava dando a ideia, por exemplo, de criação de uma espécie de fundo soberano regional. O ministro aproveitou para elogiar a recuperação da economia brasileira, que deverá ajudar a Argentina a crescer pelo menos 3% em 2010.

O Brasil teve um bom comportamento fiscal, um comércio internacional que foi melhorando ao longo do tempo e está investindo em infraestrutura, disse Boudou, marcando posição contrária às avaliações de economistas como o americano Paul Krugman, que esteve no Brasil na semana passada, e que apontam a existência de uma bolha financeira e do mercado de capitais no país.

3 comentários:

Karla disse...

Olá,
Sou uma estudante do 3o ano do ensino médio, e concorrente a uma vaga em RI.
Meus professores de geografia falam muito mal do Mercosul, e pelo jeito ele é pior do que eu pensava, por isso gostaria de saber qual a sua posição em relação ao bloco: se, para o Brasil, seria melhor ele existir ou não.

Obrigada,
Karla

Paulo Roberto de Almeida disse...

Karla,
Dificil responder a sua questao em poucas linhas. Ja escrevi muito sobre o Mercosul, e vou postar no meu site uma colecao de todos os artigos sobre o Mercosul que já escrevi.
Nao sei o que seria falar mal do Mercosul, pode ser com diferentes sentidos e seria preciso saber o que os seus professores criticam exatamente no Mercosul, se a parte econômica, se a parte política, se a falta de um mercado comum, se a falta de uma zona de livre comércio.
Enfim, trata-se de uma realidade complexa que não pode ser sintetizada, sobretudo aqui, em tres frases.
Veja no meu site trabalhos a respeito.
www.pralmeida.org

Karla disse...

Depois fiz a pergunta percebi que a resposta poderia ser grande demais.

Os meus professores falam mal de todos os aspectos citados em sua resposta; porém criticam mais a parte política, no que diz respeito às divergências entre os países membros, que causam sérios transtornos.

Quando minhas provas do vestibular acabarem, terei o prazer de ver seus trabalhos sobre o assunto.

Muito obrigada