O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 9 de maio de 2010

Lula critica ONU e prevê vitória do PT em 2010

De fato, a ONU não é nenhuma maravilha, mas parece que ainda é a única coisa que temos para resolver problemas de maneira civilizada. Se ela não serve, vamos para a lei da selva?
Quanto aos prognósticos eleitorais, este blog não se ocupa de eleições...

Em entrevista, Lula critica ONU e prevê vitória do PT em 2010
Sergio Caldas - Agência Estado
O Estado de S.Paulo, 09 de maio de 2010

Presidente criticou a 'pouca representatividade' da organização no contexto das sanções que o Irã poderá sofrer.

Em entrevista publicada neste domingo, 9, pelo jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a "pouca representatividade" da Organização das Nações Unidas (ONU) e previu que o PT vencerá a eleição presidencial de outubro.

A ONU foi criticada no contexto das sanções que o Irã poderá sofrer por seu programa nuclear. "Quero esgotar até o último minuto a possibilidade de um acordo com o presidente do Irã, para que ele possa continuar enriquecendo urânio, dando-nos a tranquilidade de que só vai utilizá-lo para fins pacíficos", disse.

Segundo Lula, a ONU precisa mudar "porque como está representa muito pouco". "Por que o Brasil não é um membro do Conselho de Segurança? Por que não a Índia? Por que não há nenhum estado africano?", questionou. Lula tem viagem marcada para o Irã no final da próxima semana para discutir uma solução negociada com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que visitou o Brasil em novembro do ano passado.

Em relação às eleições, Lula disse não ver possibilidade de o PT perder a disputa. "Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum disparate; o povo quer seguir em frente e não voltar atrás. Mas deixe-me dizer que não vejo a possibilidade de que percamos as eleições," afirmou.

Na reportagem, o El País elogiou a franqueza de Lula e disse que, por estar "em campanha eleitoral", aproveitou para "fazer propaganda de seu partido". O jornal destacou também as críticas "provavelmente injustas" feitas por Lula contra seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. "O milagre brasileiro começou com Cardoso, professor respeitado e um democrata exemplar que controlou as contas públicas e venceu a inflação," disse o diário espanhol.

Ao El País, Lula destacou ainda que, se o Brasil mantiver a seriedade nas políticas fiscal e monetária, além dos investimentos e do controle da inflação, "terá tudo para se transformar em uma potência respeitada no mundo". "Se a economia continuar crescendo entre 4,5% e 5,5%, em 2016 poderá se tornar a quinta economia mundial", afirmou o presidente.

Veja também:
País passará pela crise sem sentir 'nada', diz Lula

2 comentários:

Glaucia disse...

Bem professor, sem me ocupar de eleições, observo apenas que o Lula não critica a existência da ONU - apenas a distribuição atual de poder dentro da organização. Passa longe, portanto, da doutrina bushista sobre a ONU ser irrelevante.

Afora o fato de que nosso querido país sempre teve ganas de ser um dos decisores, poucos em qualquer lugar têm dúvidas sobre a iniquidade da atual distribuição de proder e sua falta de representatividade, não é mesmo? Aliás, não consigo pensar em qualquer argumento para a continuidade do atual modelo que não seja puramente conseqüencialista - do tipo "o que aconteceria se" ou "imagine você se".

Alternativamente, observo: a se seguir esse critério, não se pode mais criticar nenhum modelo político sem sofrer a acusação de defender a anarquia...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Glaucia,
Ao criticar a representatividade, ele está criticando uma das bases da ONU, que é o seu CSNU, supostamente criado para evitar o mesmo triste fim da Liga das Nações. A despeito disso, o CSNU não funcionou durante a maior parte da existência da ONU, e depois de breve euforia no imediato pós-Guerra Fria, voltou a entrar no seu estado comatoso, que sempre o caracterisou (e que provavelmente deve se agravar, com a emergência da China e o renascimento da Rússia).
Em todo caso, tratando exclusivamente de "baixa" representatividade vejamos: existem cinco oligarcas privilegiados, dispondo de vida eterna no CSNU, entre 187 outros que são apenas mortais comuns. Para aumentar a representatividade, segundo a fórmula brasileira, passariamos a ter dez ou onze oligarcas, dos quais seis semi-oligarcas, pois que não dispondo do direito de dizer não (como gosta de falar a nossa diplomacia), entre 181 outros mortais comuns.
Se você considera que isso aumenta a representatividade democrática da ONU, meus cumprimentos, você é uma otimista e uma democrata estilo grego (sabe, aquela coisa que só os homens cidadãos proprietários podiam votar, mulheres e ilotas, por favor abstenham-se...).
Já escrevi um trabalho sobre essa questão na ONU. Vou postar no meu site...
Iniquidade é uma palavra forte para uma realidade complexa, em que poder se mede por dados materiais, não por simples tratados de papel.
Enfim, os pequenos e fortes sempre podem agitar a força do direito, quando o que pretendem, e que gostariam de fato, seria também o direito da força...
Paulo Roberto de Almeida