O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 1 de maio de 2010

Numa unica frase, a tragedia da educacao brasileira

Acabo de ler um artigo de um professor de escola particular sobre a "educação fast-food". Não importa o autor e não é necessário citar a fonte, neste momento, mas uma simples frase revelou-me a extensão da tragédia educacional brasileira:

"O governo percebe que 50% das crianças de 10 anos não estão alfabetizadas."

Ou seja, a situação é bem mais grave do que poderíamos supor. E se o governo apenas "percebe", é mais grave ainda...
Acredito que entre o "perceber" e o "fazer algo" vai demorar certo tempo, isso se os "remédios" forem aplicados corretamente, o que duvido bastante.
As últimas notícias que eu tive do governo na área da alfabetização foram as de que ele estava adotando o método cubano de alfabetização e importando material apropriado para isso.
Sem ser especialista nessa área, acredito que não vai dar certo, pois raramente soluções importadas funcionam em outro contexto e em outra situação social e de estruturas institucionais de ensino, dadas as peculiaridades de nosso sistema educacional, certamente muito diferente em funcionamento do cubano.
Preparo-me para mais notícias trágicas na frente educacional...

Paulo Roberto de Almeida
(Shanghai, 2 de maio de 2010)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se a educação desse retorno fincanceiro, o governo faria de tudo para aprimorá-la.

Mas a realidade é diferente. O ensino, que deveria ser algo considerado como sagrado, é desprezado. No entando, mobilizações financeiras para construir estádios, hotéis e afins, para abrigar copa do mundo e olimpíadas, são feitas quase que instantâneamente.

É tudo interesse, sem querer soar esquerdista, que não sou.

É o paradoxo brasileiro.

Grande blog este, faz um belo trabalho aqui!

Abraços, continue postando.

Julian Matte Dutra
Sânto Ângelo, RS.

blogquestionando.blogspot.com