O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 5 de junho de 2010

Diplomacia: algumas dicas... - Paulo R Almeida

Transcrevo, abaixo, o teor da página de meu site que tem a ver com as dicas de carreira, informações sobre a profissão, respostas a questionários que me foram submetidos nessa área, uma possível miscelânea de textos que possivelmente interessem aos candidatos à carreira.
Não vou linkar aqui todos os textos, por uma simples questão de economia de tempo. Os interessados devem consultar essa página, provida de todos os links (espero que funcionando corretamente), neste link geral:
http://www.pralmeida.org/04Temas/04AcademiaDiplom/02DiplomaciaGeral.html

Diplomacia: algumas dicas...
Instrumentos, preparação à carreira, subsídios para estudos


A carreira diplomática tem atraído número crescente de jovens, em decorrência da maior inserção internacional do Brasil e dos avanços paralelos da globalização e da regionalização. Os candidatos têm procurado os cursos de graduação em relações internacionais. O concurso à carreira diplomática possui especificidades que fazem dele um processo altamente seletivo e bastante rigoroso, ainda que aberto essencialmente aos talentos e méritos individuais.

Os interessados na carreira diplomática devem verificar na página do Instituto Rio Branco, no site do MRE, as últimas informações sobre o concurso, ademais dos programas de estudos, a bibliografia recomendada etc.

O "braço cultural" do MRE, a Funag coloca à disposição do público os manuais dos candidatos, bem como uma extensa coleção de livros relevantes para a preparação dos candidatos, em sua Biblioteca Digital.

Consoante o papel didático desta página, pretendo colocar neste espaço uma série de textos que poderão guiar, ajudar, esclarecer, consolar ou, quem sabe até, divertir os candidatos à carreira diplomática. Começo por oferecer uma bibliografia resumida, ou seja, uma seleção feita a partir do conjunto das leituras recomendadas no Guia de Estudos do Instituto Rio Branco, mas reduzidas ao que eu considero, pessoalmente, como sendo o mínimo essencial. Veja aqui minha bibliografia resumida.

Disponho de textos que procuram responder a diversas questões repetidamente a mim formuladas pelos interessados na carreira: sobre a própria carreira diplomática e a preparação para o concurso que habilita a nela ingressar, sobre os cursos de graduação em RI, sobre cursinhos preparatórios etc. As reflexões que tenho feito, a pedido de responsáveis por esses cursos de relações internacionais ou dos próprios alunos, podem ser vistas neste link, mas aviso que se trata de lista bem extensa:

Internacionalistas: uma carreira, uma profissão?

Quem sempre quis saber tudo sobre a carreira diplomática e nunca teve a quem perguntar, agora já tem: ao meu colega Renato Godinho, que preparou um excelente "FAQ", ou questões mais perguntadas, sobre a carreira, o concurso do IRBr e outros aspectos curiosos. Veja estas excelentes "questions and answers" neste link.

Sou colaborador da revista Espaço Acadêmico: meus artigos ali publicados estão divididos em duas relações, em virtude de ter a revista mudado de base eletrónica; os artigos publicados até o número 96 figuram neste link; a partir do número 97, podem ser vistos aqui.

Esta página ainda está em construção e se algum texto não estiver disponível, atenderei as solicitações individualmente, sempre com a menção ao número sequencial de cada trabalho. Aos poucos, a seção vai ser ampliada.

1) O Ministério das Relações Exteriores e a carreira diplomática

2) Preparação e estudo: um projeto de longo curso e muita dedicação

3) História diplomática

4) Relações econômicas internacionais

5) O sistema político internacional

6) Leituras e livros; bibliografia resumida

7) Materiais diversos, de terceiras fontes, de interesse para o concurso

8) E agora um pouco de diversão...

Paulo Roberto de Almeida

(pralmeida@mac.com; www.pralmeida.org)

Texto revisto em junho de 2010 (Shanghai)

2 comentários:

Laís Neiva disse...

Gostei muito dessa sua exposição!
É exclarecedor principalmente para quem deseja ingressar na carreira diplomática e pouco a conhece.E, foi com base em seus ecritos que desde 2009(quando estava terminando o ensino médio) venho conhecendo-a e verificando se é o que eu realmente almejo.Por enquando vou permeando os caminhos do Direito!

Anônimo disse...

Laís, um conselho de alguém que já passou em um concurso muito difícil: cuidado com a gramática. O correto é esclarecedor, com s e não x. Também evite usar parêntesis. Seu uso em excesso indica dificuldade em se expressar.
Abraços e boa sorte.
Marcelo.