O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 14 de agosto de 2010

Fazendo as contas, prestando contas, somando leitores, multiplicando responsabilidades...

Toda sexta-feira, religiosamente eu poderia dizer (se eu fosse religioso, o que não sou), recebo, de um desses serviços de estatísticas gratuitas -- quem disse que não tem nada de graça no capitalismo? -- um pequeno relatório estatistico informando quantos curiosos, entrantes, visitantes, turistas e outros perdidos (sem esquecer os espiões, se eu fosse paranóico) passaram por este modesto blog.
Geralmente não presto atenção, e via de regra deleto a mensagem, pois já tenho a caixa de entrada entupida por milhares de boletins que pretendo ler um dia, um desses dias em que a Terra parou, o sol se pôs, e eu adquiri a virtude milagrosa (ops, lá vem a religião outra vez) de ler cem mensagens por minuto.
Por acaso andei trabalhando demais nas últimas semanas -- não basta contar o número de postagens aqui, mas seguir a lista dos trabalhos e saber todo o resto que andei fazendo por aqui e por ali... -- e esqueci até de apagar essas estatísticas.
Por acaso, também, fui verificar o que recebi nas últimas quatro semanas, e o panorama se resume a isto:

Data: visitas - páginas
13/08: 3,462 - 4,797
06/08: 3,352 - 4,828
30/07: 2,827 - 3,947
23/07: 3,186 - 4,690

Ou seja, cumulativamente, foram registradas, nas últimas quatro semanas (aproximadamente um mês):

12.827 visitas e 18.262 páginas vistas.

Fazendo a média diária dos últimos 30 dias (mesmo considerando que julho teve 31 dias), isso representa, portanto:

427 visitas e 608,7 páginas vistas por dia (ou 1,4 páginas por visita a cada dia).

Bem, considerando-se que este blog registra 184 seguidores inscritos, e que os visitantes diários são 427, deve ter muito mais espiões do que eu desconfiava, a não ser que os espiões já estejam inscritos com nomes de fantasia (também tem, alguns gozados, aliás). Mas, também podem ser marcianos, que passam rapidamente e se vão, num piscar de olhos (pois algumas visitas duram só 1,5 minuto).

Sans blague, gostaria de aproveitar esta ocasião de um modesto balanço estatístico para agradecer todos os meus leitores e meus comentaristas (mesmo aqueles que por vezes gostariam de me estrangular, eu sei), pois eles são a razão de toda esta transpiração, e alguma inspiração, que me faz ficar dedilhando essas coisas neste blog (e ainda alimentar o site, e preparar artigos para revistas, resenhas de livros, ler, me informar, fazer compras, escovar os dentes, tomar banho, etc., etc., etc.).
Leitores são a razão de ser de escritores, ou de escrevinhadores, como eu. Sem vocês, eu não estaria aqui perdendo meu tempo, ou melhor, retirando horas da leitura de livros, ou simplesmente de ficar vendo algum filmezinho bobo no vídeo.

Grato, portanto, com esta última declaração: sei da responsabilidade que todas essas visitas me atribuem, direta e indiretamente.
Ter a confiança de leitores ocasionais, ou de visitantes regulares, depende da qualidade do material aqui postado.
Manter a confiança dos leitores e visitantes é uma tárefa árdua, que encaro com muita seriedade, mesmo levando em conta que alguns entram aqui só para me espionar, e depois ficar fazendo fofocas junto aos conspiradores de sempre (blague).

Prometo não ficar mais aborrecendo ninguém com estatísticas, pois isso é o que menos interessa (aliás, não mantenho nenhum tipo de registro no meu site, para não ter de me ficar dobrando às conveniências dos leitores e visitantes). Faço o que gosto, e só posso dizer que procedo de forma escrupulosamente honesta, em primeiro lugar comigo mesmo, e espero que do ponto de vista dos meus leitores também.
Obrigado, e até a próxima.

Paulo Roberto de Almeida
(Shanghai, 15.08.2010)

Nenhum comentário: