O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Big Brother vs CNN: seria patetico, se nao fosse ridiculo...

Todo mundo, ou quase, sabe que o Comitê Nobel atribui o prêmio 2010 da Paz ao ativista chinês pelos direitos humanos e pela democracia Liu Xiaobo.
Na China, ainda falta avisar alguns milhões, talvez algumas centenas de milhões.
Claro, todo mundo conectado de alguma forma com o mundo já sabe, menos os milhões de chineses que não dispõem de meios de informação independentes do governo.
Este, de modo absolutamente patético, está tentando impedir os chineses comuns de tomar conhecimento dessa notícia. Os meios oficiais fazem silêncio absoluto sobre o assunto.

Mas o Big Brother chinês também atua de modo absolutamente ridículo ao tentar impedir o acesso a essa informação objetiva pelos canais independentes, estrangeiros.
A CNN, por exemplo, acaba de ficar mais de 2 minutos fora do ar, por causa disso mesmo.
Entretanto, os burocratas e os censores do Great China Firewall foram particularmente vagarosos, e distraídos, neste caso: eles cortaram o sinal depois que a "âncora" da CNN já tinha começado a dar a notícia, inclusive de que o governo chinês estava bloqueando a infor.... (tela apagada).

Dois minutos depois, ou quase, a CNN retoma, desta vez anunciando a renúncia do Conselheiro de Segurança Nacional do presidente Obama, general Jones. Enfim a vida continua.

Esses censores precisam ser mais eficientes, não podem dormir no ponto, afinal de contas eles são pagos para isso.
Já foram mais eficientes de outras vezes...

No dia 1 de junho, por exemplo, eu estava assistindo a um especial na CNN sobre os 30 anos do início das emissões, a partir de Atlanta, daquela rede que se pretendia mundial e que era chamada depreciativamente de "Chicken Noodles Network".
A CNN fazia então um retrospecto das grandes reportagens de seus 30 anos desde 1980, focando a partir de seus arquivos os eventos mundiais de maior impacto no período: desastre da Space Shuttle, guerra Irã-Iraque, catástrofes, tragédias, de repente, isso mesmo: tela preta, chuvisco, ausência de sinal, por alguns segundos, 20 ou 30, depois retomada: invasão do Kwait pelo exército de Saddam Hussein, primeira guerra do golfo, etc, etc, etc.
Curioso, escrevi para correspondentes no Brasil e em outros países, para saber o que eu (e alguns milhões de residentes na China conectados na CNN) tinha perdido: justamente o que eu tinha deduzido imediatamente: o massacre da praça Tian An-Men, ironicamente chamada de Paz Celestial. Sim, também teve a queda do muro de Berlim, enfim, essas coisas incômodas do ponto de vista do Big Brother.

Se alguém perguntar, digamos o próprio escritório da CNN em Beijing, o governo chinês dirá, com a cara mais hipócrita do mundo, que foi um "problema técnico", alguma dificuldade qualquer com a transmissão do sinal, mas que a interrupção tinha sido prontamente resolvida por seus "técnicos".

Acredito que esses técnicos tenham de aumentar o tempo da decalagem entre o sinal da CNN e sua retransmissão na China, digamos para mais de um minuto, para dar tempo de cortar o sinal antes que a notícia entre nos aparelhos, como ocorreu agora, quando pelo menos ficamos sabendo que um chinês havia ganho o Premio Nobel da Paz, e que esse chinês estava preso, por ser um "dissiden..." (...).
Ou eles estavam dormindo, ou comendo miojo, pois se atrasaram vergonhosamente.
Não se pode ser um Big Brother eficiente dessa maneira; desse modo, alguém vai ter de escrever uma nova versão de "1984", criando a figura de um Big Brother trapalhão, distraído, lento, atrasado, ineficiente...

Enfim, acho tudo isso ridículo, pois só contribui para a causa que o governo do Big Brother quer evitar, mas acredito que a burrice seja própria das ditaduras...

Finalmente, sou contra essa caracterização de Liu Xiaobo como "dissidente".
Dissidente do que? De nada, obviamente.
Quem é dissidente é o governo chinês: da democracia, dos direitos humanos, dos princípios mais elementares da transparência e do livre acesso à informação...

Paulo Roberto de Almeida
(Shanghai, 8 de Outubro de 2010)

PS: A cena patética, ou ridícula, se repete: assim que os "titulares" da notícia foram novamente anunciados na CNN, as 23hs locais, inclusive de que o governo chinês tinha ficado bravo com a atribuição do Prêmio Nobel da Paz a Liu Xiabo, o sinal voltou a ser cortado. Assim será pelos próximos dias, cada vez que a matéria for abordada pela CNN (e pela BBC e outros canais, que vou continuar tentando).
Enfim, recomendo muito café e estimulantes aos rapazes do Great Firewal: eles vão ter de trabalhar muito nos próximos dias, e sobretudo ficar mais atentos, do contrário vão acabar tomando uma "censura" do censor-mor...

Nenhum comentário: