O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasilianistas: uma lista de obras "classicas"

Percorrendo agora "velhas" páginas de trabalhos publicados e livros editados, deparei-me com a página de um livro que editei em 2001, sobre os brasilianistas, cujo sumário segue abaixo.
Fiz uma página especial para ele, neste link.

Também linkei a reportagem da revista VEJA sobre o livro, neste link.

Mas, o mais interessante (e eu havia completamente esquecido) é que eu tinha mandado para a Veja uma relação de obras importantes dos brasilianistas, que está linkada na matéria da Veja, mas não imediatamente disponível em minha página.
Creio que vale conferir (sabendo que é um levantemento de quase dez anos atrás):

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/010502/brasilianismo.html

O Brasil dos Brasilianistas: um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000
Paulo Roberto de Almeida, Marshall C. Eakin e Rubens Antonio Barbosa (editores)
(São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002, ISBN: 85-219-0441-X)

Sumário:
Perfil dos autores

Apresentação: Os estudos brasileiros nos Estados Unidos: um projeto em desenvolvimento - Rubens Antonio Barbosa
1. Introdução: Uma certa idéia do Brasil: as afinidades eletivas dos brasilianistas - Marshall C. Eakin e Paulo Roberto de Almeida

Primeira Parte
Desenvolvimento geral dos estudos brasileiros nos Estados Unidos
2. Tendências e perspectivas dos estudos brasileiros nos Estados Unidos, 1945-2000 - Paulo Roberto de Almeida
3. Pesquisa: fontes e materiais de arquivos, instituições relevantes, abordagens - Robert M. Levine
4. Ensinando o Brasil: uma revisão dos programas sobre o Brasil nos Estados Unidos - Theodore R. Young

Segunda Parte
Pesquisa disciplinar e produção seletiva publicada, 1945-2000
5. Língua portuguesa e estudos brasileiros - Carmen Chaves Tesser
6. Literatura e cultura - K. David Jackson
7. Artes e Música - Jose Neistein
8. História - Judy Bieber
9. Antropologia - Janet Chernela
10. Economia - Werner Baer
11. Ciências Sociais - Marshall C. Eakin
12. Relações internacionais - Scott D. Tollefson
13. Geografia - Cyrus B. Dawsey III
14. Brasiliana nos Estados Unidos: referências e fontes documentais - Ann Hartness

Terceira Parte
Informação sobre a produção acadêmica brasilianista, 1945-2001
15. Uma cronologia das relações Brasil-EUA e da produção acadêmica, 1945-2001 - Paulo Roberto de Almeida
16. A contribuição britânica ao brasilianismo acadêmico - Leslie Bethell
17. Desenvolvimento comparado do estudo do Brasil nos Estados Unidos e na França - Edward A. Riedinger
18. Bibliografia seletiva - Paulo Roberto de Almeida

Apêndices:
Informação sobre outros colaboradores

3 comentários:

Daniela disse...

Caro Paulo Roberto de Almeida,
Estou fazendo um artigo sobre a oposição americana à ditadura brasileira e estou tendo como base o livro "Apesar de vocês" de James Green. É uma introdução a questão dos direitos humanos na América Latina defendida por ativistas religiosos e estudiosos, seria interessante ver algum comentário seu sobre ele. Sua lista foi muito útil para a seleção da minha bibliografia: irei adicionar o livro "Os Militares Na Política "de Alfred Stepan. Se tiver mais indicações, ou direcionamentos sou aberta a mais sugestões.
Grata, Daniela Nobre.

Daniela disse...

Caro Paulo Roberto de Almeida,
Estou escrevendo um artigo sobre a oposição americana à ditadura brasileira e a minha principal base é o livro "Apesar de vocês" de James Green. É um introdução da questão dos direitos humanos na América Latina defendida por religiosos e estudiosos "brasilianistas", seria interessante ver um comentário seu sobre este livro na lista. Desta, aliás, eu retirei o "O Militares na Política" de Alfred Stepan e vou colocar na minha bibliografia.
Estou aberta a sugestões de leitura ou direcionamentos.
Grata, Daniela Nobre

Paulo Roberto de Almeida disse...

Daniela,
Nao tenho comentarios a fazer sobre o livro do James Green, pois nao o li.
Conheco o autor e o que ele pensa. Ja fiz parte dessa tropa no passado, e hoje sou muito critica das posturas assumidas, e acho que a história não está sendo bem contada, de uma maneira imparcial, quero dizer, com forte vies pro-grupos oposicionistas e uma simplificação muito grande da posição dos militares ou "direitistas".
Existe vasta literatura sobre isso, mas recomendaria você ver o que foi produzido pelo Kenneth Serbin.
Escreva-me diretamente (via pagina), para eu lhe dar recomendacoes e contatos.
Paulo Roberto de Almeida