O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Brasil no centro do mundo: uma nacao indispensavel (e como)

Sem o Brasil, como fariam as demais nações do mundo para importar jogadores de futebol?
E modelos de desfile? E travestis?
Nós somos indispensáveis em certas coisas, mas não em todas.
Em bossa-nova, certamente, que toca em todos os shoppings do mundo, ou em imagens da selva bruta, ou de favelas. Certas coisas frutificam melhor aqui...
Não tenho certeza de que não se pode fazer reforma da ONU sem o Brasil: e se for feita, o que faz o Brasil? Ordena uma invasão da sede da ONU?
Nenhum país é o centro do mundo, exceto aqueles, ou aquele, que estão efetivamente no centro do mundo. Todo o resto do mundo é ROW, ou exatamente rest of the world...

Mudando de assunto: eu também sou a favor de uma solução pacífica, sempre.
Mas, pergunto: e quando uma das partes não gosta de pacifismo e se empenha em massacrar alegremente os adversários políticos?
Vamos ficar clamando por uma solução pacífica e depois simplesmente ajudar a enterrar os mortos?
Certas posições me surpreendem, não sei se por ingenuidade, cegueira ou outras coisas... (vocês preencham as reticências, pois eu já perdi a vontade...).
Paulo Roberto de Almeida

Dilma diz que não é concebível reforma do CS da ONU sem Brasil
Reuters, 22/03/2011

BRASÍLIA (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira não ser concebível uma reforma do Conselho de Segurança da ONU que não inclua o Brasil como membro permanente do órgão.

“Não é concebível uma ONU reformada sem o Brasil. Nós não temos a menor dúvida quanto a isso”, disse Dilma a jornalistas em Manaus após o lançamento de programa para prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo de útero.

A obtenção de um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é um dos principais objetivos da política externa brasileira. A reforma do órgão e a inclusão do Brasil foi, inclusive, um dos temas tratados por Dilma com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a visita dele a Brasília no sábado.

Brasil e outros países, como Índia e Alemanha, defendem uma reforma do Conselho que permita a ampliação dos membros permanentes. Atualmente, são integrantes fixos Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China.

Ao contrário do que fizera com a Índia durante viagem a Nova Délhi em novembro, Obama não apoiou explicitamente as aspirações brasileiras na ONU.

Segundo Dilma, “não existirá um Conselho da ONU reformado” sem a presença de alguns países, como Índia e Brasil, “países expressivos… que hoje são consideradas grandes forças”.

Dilma também defendeu um cessar-fogo na Líbia, onde forças internacionais iniciaram no sábado ataques para conter o avanço das tropas do líder Muammar Gaddafi, que há mais de um mês enfrenta rebeldes que exigem sua saída.

“Nós somos a favor de uma solução pacífica”, disse ela.

Na véspera, o governo brasileiro já havia se posicionado a favor de um “cessar-fogo efetivo” no país do norte da África.

Na semana passada, o Brasil se absteve na votação da ONU que criou uma zona de exclusão aérea na Líbia.

3 comentários:

Mário Machado disse...

Esses pacifistas deviam citar casos exemplares de sua linha de pensamento de soberania absoluta (é, eles dizem isso) como Srebrenica, ou Ruanda?

Por vezes eu vejo uma ação como a que ocorre na Líbia como uma quimioterapia o remédio é horroroso, causa sérios problemas, mas é a melhor esperança de vencer o câncer. Se lembrarmos que em essência o câncer é o corpo se autodestruindo a metafora melhora, mas o astral piora.

Jamile Tajra disse...

Caro Sr. Paulo Roberto é muito interessante ver o desejo e o empenho do Brasil para conseguir o tão almejado assento permamente no CS da ONU, mostra como o país quer também ser protagosnista na trama de decisões sobre o destino político do Mundo. Entretanto, o país se abstem diante de uma oportunidade de fazer ouvir sua opinião, posso estar sendo completamente ingênua, visto que há inúmeros interesses e consequências por trás de uma posição política tomada (e declarada), mas não seria interessante escolher um lado neste momento? Do contrário, o Brasil mostra que está lutando pelo direito de se abster... e assim, mal usar a tal cadeira 9e as prerrogativas que emanam dela). Melhor ceder logo o lugar pra quem vai fazer melhor uso, não?
Não sei, também estou preferindo as reticências... se o Sr. puder completar (se achar a vontade perdida).

Com atenção,

Jamile Tajra

Jamile Tajra disse...

Caro Sr. Paulo Roberto é muito interessante ver o desejo e o empenho do Brasil em conseguir o tão almejado assento permamente no CS da ONU, mostra como o país quer também ser protagonista na trama de decisões sobre o destino político do Mundo. Entretanto, o país se abstem diante de uma oportunidade de fazer ouvir sua opinião, posso estar sendo completamente ingênua, visto que há inúmeros interesses e consequências por trás de uma posição política tomada (e declarada), mas não seria interessante escolher um lado neste momento? Do contrário, o Brasil mostra que está lutando pelo direito de se calar... e assim, mal usar a tal cadeira 9e as prerrogativas que emanam dela). Melhor ceder logo o lugar pra quem vai fazer melhor uso, não?
Não sei, também estou preferindo as reticências... se o Sr. puder completar (se achar a vontade perdida).

Com atenção,

Jamile Tajra