O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 6 de março de 2011

Sun Tzu para diplomatas: uma estrategia diplomatica

Eu não disse a Arte da Guerra para diplomatas, e sim Sun Tzu para diplomatas, o que é muito diferente.
Meu mais recente trabalho publicado:


Formação de uma estratégia diplomática: relendo Sun Tzu para fins menos belicosos
Brasília, 5 março 2011, 8 p. Sun Tzu revisitado com o objetivo de traçar uma estratégia diplomática.
Espaço Acadêmico (ano 10, n. 118, março 2011, p. 155-161; ISSN: 1519-6186)
Relação de Originais n. 2251; Publicados n. 1023.

3 comentários:

Talita disse...

Boa noite!


Qual o link para a matéria?

Obrigada

Anônimo disse...

Eventualmente cabe até ao diplomata desobedecer o governo. Há poucos dias atrás faleceu aos 102 anos de idade Aracy Guimarães Rosa. Ex-funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo em 1936, ela concedeu vistos de entrada a judeus alemães, contrariando a política da época de dificultar a imigração de judeus.

Paulo Roberto de Almeida disse...

De fato, precisariamos homenagear Aracy Guimaraes Rosa que se comportou com dignidade, além, acima e até contra a "razão de Estado", que muitas vezes apenas expressa os preconceitos correntes de quem ocupa o poder.
Um diplomata precisaria ver isto também, como aliás tentei sintetizar em minhas "Dez Novas Regras de Diplomacia".
Paulo Roberto de Almeida