O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Procura-se: Bin Laden...

Não, o título não está errado.
Procura-se um ator para fazer o papel do famoso empresário do terror.
Quem vocês acham que poderia ser selecionado: Brad Pitt, Leonard Di Caprio, Woody Allen?
Paulo Roberto de Almeida ? (eu!!!???)

Seals
Filme de Kathryn Bigelow sobre Osama bin Laden recebe luz verde
O Globo, 25/05/2011

RIO - O filme de Kathryn Bigelow sobre a caçada ao terrorista Osama bin Laden recebeu luz verde e será distribuído pela Columbia Pictures. A notícia de que Bigelow estava trabalhando num filme sobre Bin Laden surgiu quando o governo americano anunciou a morte do terrorista, no início do mês. O roteiro anterior, no entanto, poderá ser aproveitado, pois tratava de uma operação dos Seals, mesmo grupo responsável pela ação que pôs fim à caça ao terrorista mais procurado do mundo.

O roteiro está sendo escrito desde 2008 e originalmente contaria a história de uma operação fracassada para capturar Osama bin Laden em 2001, na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Agora a diretora decidiu acrescentar material sobre a invasão do bunker no Paquistão, que terminou com a morte de Bin Laden.

O tema não é estranho à diretora, que ganhou o Oscar no ano passado pelo filme "Guerra ao terror", sobre um esquadrão antibombas no Iraque. Para o filme de Bin Laden ela volta a trabalhar com o jornalista Mark Boal, também vencedor do Oscar pelo roteiro de "Guerra ao terror".

O filme de Bigelow dificilmente será o único a tratar da morte de Bin Laden, uma vez que Hollywood não costuma perder a chance de fazer dinheiro com esse tipo de gancho. Os ataques de 11 de setembro já inspiraram diversas obras, tanto de ficção quanto documentários. Paul Greengrass dirigiu "United 93", de 2006, sobre os passageiros que conseguiram evitar que um dos aviões tomados por terroristas atingisse seu alvo. No mesmo ano Oliver Stone focou nos ataques em Nova York, no filme "World Trade Center", com Nicolas Cage.

Michael Moore soltou em 2004 a bomba "Fahrenheit 9/11", investigando as consequências dos ataques nos EUA e as ligações entre as família Bush e Bin Laden, enquanto a produção franco-britânica "11'9"01", de 2002, mostrou diferentes visões sobre o atentado, reunindo onze diretores de todo o mundo, entre eles Samira Makhmalbaf (Irã), Claude Lelouch (França), Youssef Chahine (Egito), Ken Loach (Reino Unido), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitaï (Israel) e Sean Penn (Estados Unidos).

Nenhum comentário: