O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 12 de julho de 2011

Aos apreciadores de livros estrangeiros: Abebooks.com

Todo mundo sabe, e também a torcida do Abnegados Futebol Clube de Tiririca da Serra, que eu sou assim meio louco por livros, enfim, uma demência benigna, que até agora não me fez muito mal, a não ser diminuir horas de sono e o excedente de liquidez.
Sou louco terminal, mas fico mais louco ainda quando sou logrado, o que ocorreu -- prometo que pela última vez -- por pura distração, ao comprar, em março último, numa livraria brasiliense o livro traduzido do historiador de Oxford Anthony Pagden, Worlds at War, Mundos em Guerra, em péssima, horrível, deplorável tradução e com um Português ainda mais sofrível, incurso em vários artigos do Código Penal Linguístico da inculta e bela (que neste caso ficou totalmente ignorante e feíssima).
Pois bem, paguei R$ 89 pelo livro e fiquei frustrado já na primeira linha (ao constatar os erros elementares de tradução e de Português). Fui apressado, estava entrando no cinema e não verifiquei direito. Bem feito.
Ou seja, paguei mais de 50 dólares por um livro imprestável, quando podia ter pago 11 dólares (ou menos de 20 reais) no Kindle, ou 4 dólares (mais frete de 10 ou 12 dólares) na Abebooks. Bem feito: ninguém mandou ser apressado.

Pois bem: não me pegam uma segunda vez.
Acabo de comprar este livro pela Abebooks:

Sales Order No.: 74523883
Bookseller: River City Books, LLC
Purchase Method: American Express
Payment Processed By: Abebooks
Estimated Delivery Date: September 1, 2011
Author: Nayan Chanda
Title: Bound Together: How Traders, Preachers, Adventurer
Bookseller Book No.: 0810CC-42835
Price: US$ 1.00

Vejam bem: O LIVRO CUSTOU-ME UM DOLAR!

Book Description: book is in very good condition but dust jacket has a minor tear in it1st Edition. GOOD with average wear to cover, pages and binding. xt business day. We offer a no hassle guarantee on all our items.

Date Processed: July 12, 2011
Approximate Shipping Speed: 21 - 36 business days

Hello and thank you for the order which we received from AbeBooks on 07/11/2011. All orders are shipped from our Tualatin, Oregon facility (located just south of Portland, Oregon).
We are delighted to let you know that we shipped your item today (07/12/2011) as follows:

Ship To:
Paulo R. de Almeida
Brasilia DF, DF
Brazil

DHL GlobalMail Smartmail shipments are projected to arrive as follows:
International Standard: 2-6 weeks, depending on your location.

Again, thank you for your order. We hope to serve you again in the future.
Kind regards
The Customer Care Team
River City Books, LLC
20170 SW Avery Court
Tualatin, Oregon 97062

Por esse frete standard, estou pagando 9 dólares, ou seja, no total: US$ 10.-

Por menos de 16 reais vou receber o livro em casa, quando eu pagaria pelo menos 70 reais, ou mais, para ter a edição brasileira (cuja tradução não conheço).

Sobram 54 reais: acho que dá uma garrafa de vinho chileno numa próxima ida a um restaurante (e ainda assim pagando o dobro do que se poderia pagar se o Brasil fosse um país normal).

Concluindo: qualquer livro estrangeiro que vocês precisarem, o negócio é ir direto a Abebooks: garanto que vocês compram entre UM e QUATRO dólares...
Paulo Roberto de Almeida

3 comentários:

Nathan Martins disse...

Aceitaremos a sugestão, professor!

Abs,

Jonathan Yuri

Navega disse...

eita fazendão BRAbo! =(

Unknown disse...

Oi, encontrei um livros que estou procurando a muito tempo no Abebooks, porém tenho a duvida se ele vem ou não traduzido para o português, poderia me ajudar?