O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chapa Integra, para a ABRI: propostas

Caro(a) Colega,

Tomamos a liberdade de apresentar a chapa IntegraRI, inscrita para a eleição da ABRI a ser realizada no próximo mês de julho.

Consideramos que esta eleição apresenta uma oportunidade para renovar o diálogo, expandir perspectivas e integrar mais a área de RI. Nossa principal preocupação é a de promover a pluralidade em um espaço institucional integrado e dinâmico. Por certo sairemos deste Encontro, e desta primeira eleição com debate de ideias em torno duas chapas, mais fortalecidos, mais maduros e mais democráticos.

A ABRI é uma associação jovem que só tardiamente conferiu sentido associativo a uma área que cresceu em ritmo vigoroso e sustentável. Área, aliás, que já desempenha um papel crucial não apenas no campo acadêmico das ciências humanas e sociais, mas também na formulação e condução de políticas públicas fundamentais para o País. Seguiu-se ao crescimento da área o processo de internacionalização, especialmente por meio de seminários e conferências, para os quais as gestões anteriores deram contribuição significativa, o que se deve reconhecer e prestigiar.
Mas entendemos que é tempo de renovação, é o momento de incluir, na construção da Associação, a contribuição dos novos programas que já desempenham papel fundamental na nossa área. É tempo de construir uma interlocução mais estreita com os programas de pós-graduação, garantindo um diálogo interdisciplinar, sem que isso, de modo algum, abale a nossa identidade já consolidada.

É tempo de estarmos mais presentes e sermos mais propositivos nos fóruns e instituições que regem a ciência e a tecnologia do país. A área de Relações Internacionais é, sob qualquer perspectiva analisada, sub-representada e, como consequência, não detém recursos e assentos institucionais a refletir o seu crescimento e peso específico.

Já é tempo de enfatizar o aprimoramento dos modelos de gestão. Modelos que permitam um leque mais amplo de serviços aos associados, tal como uma revista científica editada pela Associação, bem como a constituição de estruturas mais ágeis de comunicação e intercâmbio com os associados, estudantes e pesquisadores.

Queremos estabelecer novos caminhos com uma participação ampla e ativa da comunidade a quem a Associação representa. Por estas razões vamos constituir e tornar disponível, em breve, um espaço virtual para recepção de propostas e ideias que ajudem a promover o diálogo e a construir propostas de ação.

Fortalecer o debate, expandir perspectivas e integrar. Eis as motivações da IntegraRI.

Contamos com seu apoio e colaboração.

Quem somos
Chapa IntegraRI:

Janina Onuki (IRI-USP), presidente
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado (1996) e doutorado (2002) em Ciência Política pela USP. Foi pesquisadora visitante no Center for Latin American Studies da Georgetown University (EUA, Washington, DC) e na City University of New York (de 1999 a 2000). Atualmente é professora do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenadora acadêmica do laboratório de pesquisa em negociações internacionais do DCP-USP (CAENI). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise de Política Externa, atuando principalmente com os seguintes temas: política externa, regimes internacionais, integração regional. É bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.

Marcelo de Almeida Medeiros (UFPE), secretário executivo
Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1989), Mestrado em Ciência Política pelo Institut d'Etudes Politiques de Grenoble (1993), Doutorado em Ciência Politica também pelo Institut d'Etudes Politiques de Grenoble (1997) e Livre-docência em Ciência Política pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris (2010). É Professor Associado 1 de Ciência Política do Departamento de Ciência Política - DCP/UFPE, Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Líder do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais - NEPI/UFPE/CNPq e, atualmente, Coordenador do Curso de Graduação em Ciência Política/Relações Internacionais - DCP/UFPE. É, também, Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP e membro do Conselho da International Political Science Association - IPSA (2008-2012).

Monica Salomón (UFSC), secretária adjunta
É doutora em Ciência Politica e da Administração pela Universidade Autónoma de Barcelona (1998), onde foi professora titular de Relações Internacionais até 2005. Atualmente pertence ao Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidad Federal de Santa Catarina e coordena o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Suas principais áreas de interesse são a análise de política externa, a atuação internacional dos governos subnacionais, a política externa européia e a teoria das Relações Intenracionais, areas nas quais tem publicado diversos artigos e capítulos de livro.

Miriam Gomes Saraiva (UERJ), diretora
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). Esteve como Visiting Fellow no Instituto Universitário Europeu (Florença/Itália) entre 2002 e 2003 para um pós-doutorado. É professora/pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, nas Linhas de Estudos de Política Externa e Integração regional. Tem Bolsa de Produtividade do CNPq nível II. Desenvolve seu trabalho na área de Relações Internacionais, com ênfase nos seguintes temas de política externa e integração regional: politica externa brasileira, Mercosul e relações Brasil-Argentina, política externa européia, integração sul-americana.

Héctor Luis Saint-Pierre (UNESP/Franca), diretor
Licenciado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Mestrado em “Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência” pela Universidade Estadual de Campina (UNICAMP) onde também concluiu o doutorado em Filosofia Política em 1996. Fez pós-doutorado FAPESP/Universidade Autónoma de México em 1999. Defendeu sua Livre-docência na Universidade Estadual Paulista, em 2002, com tese sobre "Formas contemporâneas da violência Política". Realizou Concurso de Professor Titular em “Segurança Internacional e Resolução de Conflitos” em 2011. É pesquisador do CNPq (Pq2). Coordena a área de "Paz, Defesa e Segurança Internacional" da Pós-graduação em Relações Internacionais "San Tiago Dantas". Publicou 26 artigos em periódicos especializados, 44 capítulos de livros, 4 livros publicados e muitos artigos de opinião e entrevistas em veículos de comunicação. Participou em mais de 80 eventos científicos no exterior e de 70 no Brasil. Supervisou 1 pós-doutorado e orientou 3 doutorados, 17 dissertações de mestrado, além de muitos trabalhos de conclusão de curso nas áreas de História, Ciência Política e Relações Internacionais. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz. Lidera o Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) da UNESP e é membro do Diretório da Red de Seguridad y Defensa de América Latina (RESDAL) e da Junta Académica ad hoc do Colégio Interamericano de Defesa (CID-OEA).

Ingrid Sarti (UFRJ), diretora
Professora e pesquisadora de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional. Áreas de pesquisa: economia política internacional; integração regional da América do Sul; teoria política clássica; partidos políticos e movimentos sociais. Doutora (Iuperj) e Mestre em Ciência Política (Stanford University e Universidade de São Paulo), bacharel em Ciências Sociais (Universidade de São Paulo). Atualmente, é também professora visitante na Universidade da Integração da América Latina – Unila, de cuja Comissão de Implantação fez parte (2008-2009). É membro do Colégio Editorial de “Crítica y Emancipación”, Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRJ (2000-2007) e integrou a Diretoria da SBPC (2005/2007). É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – Clacso e do Conselho Deliberativo do Forum Universitário Mercosul – FoMerco.

Maria Susana Arrosa Soares (UFRGS), diretora
Doutorado em Estudos Latino-Americanos (UNAM) e Pós-Doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris).Docente e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFRGS. Diretora do Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata (CEDEP) da Ufrgs e Coordenadora da elaboração do Thesaurus de Relações Internacionais, publicado, em 2008, pela Editora da UFRGS. Desenvolve pesquisas na área de Relações Internacionais em temas relativos à cultura, à diplomacia cultural e à cooperação cultural no âmbito sul-americano.

Rodrigo Duarte Passos (UFPI), tesoureiro
Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) , Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política e Relações Internacionais. É professor do Departamento de Ciências Sociais e do Corpo Permanente do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí. É pesquisador do Grupo "Marxismo e Pensamento Político" do Centro de Estudos Marxistas da Universidade Estadual de Campinas, no qual desenvolve pesquisa sobre a relação entre guerra, política e hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. É Pesquisador Visitante e Bolsista do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD - do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Nesta instituição, atua no Projeto "O Papel da Defesa na Inserção Internacional do Trabalho", no tema "Divisão Internacional do Trabalho na Área de Segurança".

Cristina Pacheco (UEPB), conselho fiscal
Formada em Direito pela UFSC em 1997, é Mestre em Ciência Política e Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atualmente trabalha nos cursos de Graduação e Mestrado em Relações Internacionais da UEPB, onde é Professora Adjunta. Pesquisadora do INCT-INEU, desenvolve pesquisas na área de Política Internacional, com ênfase no papel do Judiciário nas estruturas de governança global.

Israel Roberto Barnabé (UFS), conselho fiscal
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp com tese na área de Relações Internacionais. Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais, Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nas seguintes linhas: Globalização, Estado e Processos de Integração / Teoria das Relações Internacionais / Sociologia das Relações Internacionais. Atualmente é Professor Adjunto e Vice Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Política Internacional e Processos de Integração.

Nossas Propostas
A chapa IntegraRI torna pública as suas propostas centrais para a próxima gestão. As propostas estão divididas em três níveis, conforme apresentadas a seguir:

1. Acadêmica
Criação de revista acadêmica da associação, com vistas a promover a maior internacionalização da área.
Organização de seminários intermediários, de caráter temático.
Criação de coordenadorias de áreas temáticas permanentes.

2. Administrativa
Ampliação da profissionalização da gestão da secretaria executiva.
Edição de boletim com escopo informativo e analítico sobre temas centrais para a área.
Criação de um canal de comunicação direto com os pesquisadores, com a estruturação de um site mais dinâmico e informativo para os associados.
Constituição de coordenadorias regionais da ABRI, de forma ampliar a interlocução com os distintos programas e instituições de ensino de relações internacionais.

3. Político e político-científico
Criação de um comitê consultivo composto por estudantes de pós-graduação a fim de fornecer subsídios de políticas e aprimorar intercâmbio da ABRI com estudantes de pós-graduação.
Criação de um comitê de acompanhamento de políticas científicas, responsável pela elaboração de relatórios regulares a serem enviados para os associados.
Designação de diretoria para acompanhamento de políticas científicas e de interlocução com outras entidades e junto a entidades científicas nacionais. Definição funcional de quatro diretorias: (1) Diretoria de Assuntos Institucionais (para relações com a ANPOCS/SBPC/ABCP, etc); (2) Diretoria de Assuntos Internacionais (para relações com a IPSA/ISA/WISC, etc.); (3) Diretoria de Assuntos de Graduação e Pós-Graduação (para relações com os coordenadores de graduação e pós-graduação); (4) Diretoria de Políticas Científicas.

Nenhum comentário: