O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Olavo de Carvalho sobre Maquiavel, a proposito de seu livro

Neste sábado (30/Julho), às 19:30, o Prof. Olavo de Carvalho dará uma palestra sobre o seu novo livro:
Maquiavel, ou a Confusão Demoníaca

A palestra é aberta a todos que queiram assistir e será transmitida por vários sites, inclusive a Livraria do Seminário de Filosofia.

Gostaríamos ainda de destacar alguns títulos novos que chegaram recentemente às nossas prateleiras:

- Diário Filosófico – Constantin Noica
- Regras da Vida Cotidiana – Louis Lavelle
- Imposturas Intelectuais – Alan Sokal
- Como Escrever um Romance – Miguel de Unamuno
- Guia Politicamente Correto da História do Brasil – Leandro Narloch
- A Origem da Linguagem – Eugene Rosenstock-Huessy
- Astrologia Medieval – Raimundo Lúlio
- Diário de um Pároco de Aldeia – Georges Bernanos
- O Caminho da Servidão – F. Hayek

Gratos pela atenção,
Equipe da Livraria do Seminário de Filsofia
livraria.seminariodefilosofia.org
Rua Angelo Vicentim, 70 - Campinas - SP - 13084060

2 comentários:

Gustavo disse...

Propus-me a uma interessante tarefa: reler o Príncipe e cotejá-lo à luz dos pontos de vista dos professores Paulo Roberto de Almeida e Olavo de Carvalho.

Abraços.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Muito bem Gustavo, e muito obrigado pela parte que me toca.
Mas vc tem o meu livro "Maquiavel revisitado"?
Veja que existem muitas m aneiras de se interpretar Maquiavel e isso tem se manifestado nos pros e contras seu pensamento ao longo dos seculos.
Eu certamente nao coonesto o lado Estado aurocratico e o lider autoritario que ele propoe, mas reconhece que essa era a unica maneira de salvar a Italia num momento de abatimento total. Ele buscou desesperadamente uma solucao aos probleas da Italia.
Eu tb busco uma mpara os problemas do Brasil.
E se trata agiora de ser contra o Estado e a favor dos cidadaos.