O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pautar ou ser pautado, eis a questao (sem Hamlet, por favor...)

Existem governos que pautam a imprensa, ou seja: produzem fatos, mudanças, políticas, matérias concretas para a imprensa, de um ponto de vista puramente objetivo. Esses governos figuram nas páginas dos jornais porque apresentam algo de substantivo a demonstrar.

Existem outros governos que são pautados pela imprensa, que só adota atitudes reativas porque a imprensa atuou, produziu fatos, versões, descobertas, enfim fez o governo se mexer, mesmo quando este não queria, não pretendia e não tinha a intenção de fazer nada, absolutamente nada.

Sob qual governo você prefere viver?
Num ativo, ou num passivo?

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: