O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Batendo em cachorro morto: colapso do "neoliberalismo" segundo Carta Maior

Na verdade, deveria se chamar Carta Menor, pois se trata de um reduto do pensamento único cuja única função é atacar um fantasma inexistente (desculpem a redundância, mas com esse pessoal é preciso explicar tudo direitinho); o tal de "neoliberalismo".
Alguém já viu o neoliberalismo por aí, leve, livre, solto?
Confesso que nunca vi. Só vejo governos ativistas, manipulando taxas de juros, câmbio, extorquindo recursos dos cidadãos e entregando para os banqueiros e industrias (e um pouco de seguro desemprego também, que é preciso acomodar os pobres).
Como falar em neoliberalismo nessas condições.
Todas e cada uma das análises e prescrições desse pessoal não tem nada a ver com a realidade.
Não se trata, portanto, de um conjunto de ideias inteligentes, no sentido normalmente conferido a ideias dignas de discussão e de serem postadas neste blog.
Por que o faço, então?
Apenas porque professores com dois neurônios, e sérias deficiências de compreensão de fenômenos econômicos costumam recomendar esse tipo de leitura a suas plateias de aluninhos passivos, explicando a eles que todos os males do mundo foram causados por esse monstro metafísico chamado neoliberalismo.
Todas e cada uma dessas "ideias" poderiam ser rebatidas, o que não vou fazer agora por absoluta falta de tempo. Mas registro aqui, para comentário posterior, sobretudo quando essas maravilhas forem publicadas por essa nova maravilha que se chama Ipea da nova era...
Paulo Roberto de Almeida


Seminário Carta Maior
Neoliberalismo: um colapso inconcluso















- O Seminário será transmitido, ao vivo, para os sites da Carta Maior e da PUC/SP, com possibilidade de ser ainda transmitido pela TV PUC. A íntegra dos debates será objeto de uma publicação do IPEA.

Nenhum comentário: