O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E por falar em inteligencia... vamos enfrentar a burrice da OMC...

Existe uma chance -- que nunca deve ser desprezada -- de que aqueles estúpidos burocratas que ficam na sede da OMC em Genebra, assim como de que estúpidos promotores dos mesquinhos interesses nacionais de montadoras estrangeiras de veículos, que estavam alegremente exportando para o Brasil passem a contestar as medidas ontem adotadas pelo inteligentíssimo governo brasileiro, sob a alegação de que essas inteligentes medidas -- que como sabemos distinguem empresas que se abasteçam localmente  das traidoras que vulgarmente importam peças e veículos inteiros -- infringem o chamado Acordo TRIMS, os aspectos comerciais de medidas de investimentos (que como se sabe proíbe medidas restritivas relacionadas a conteúdo nacional).
O inteligente governo brasileiro acha estúpida, por exemplo, a chamada cláusula do tratamento nacional, a que equipara produtos estrangeiros e nacionais, uma vez que os estrangeiros tenham ultrapassado a barreira dos portos, feitos todos os pagamentos de tarifas e outros direitos de importação, etc e tal.
O governo acha que qualquer montadora ou vendedora de automóveis no Brasil tem de ter pelo menos 65% por cento de conteúdo local, sem o que os infratores serão taxados com IPI mais altos.
Será que aqueles estúpidos da OMC vão contestar nossas inteligentes medidas de defesa da indústria nacional de automóveis? Eles teriam coragem de desafiar a argúcia nacional?
Será que seremos obrigados a provar que nossas medidas são, não apenas inteligentes, mas absolutamente necessárias para nos defender da cobiça -- eles querem o nosso mercado, já disse a presidente --, da desfaçatez -- eles fazem concorrência predatória, disse o ministro da Fazenda --, da petulância -- seus carros, ainda  por cima, custam mais barato do que os nossos, disse o tal de MDIC -- de todos esses concorrentes estrangeiros que nos assediam incansavelmente?
Algo precisa ser feito, para deixar a burrice estrangeira, e internacional, fora de nossas fronteiras e bem longe da inteligência nacional...
Paulo Roberto de Almeida 

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se somos governados por estúpidos, capachos ou picaretas. Tenho a impressão que são tudo isso.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Membros do governo sempre se pretendem mais espertos do que a média nacional e do que od pouco "expertos" do comércio internacional.

Mário Machado disse...

Ia escrever sobre isso agora vai parecer que te copio.. que seja.

Prefiro pensar que "grandes mentes pensam igual".

Abs,