O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FMI: sempre se mete onde nao deve...

Mas quem pensa que é o FMI, para se meter assim despudoradamente na boa gestão macroeconômica brasileira, para vir dar lições de bom comportamento monetário e creditício, quando justamente o governo se esforça para preservar empregos, escapar da recessão e fazer com que todos possam consumir como merecem?
Esse FMI precisa aprender a cuidar desses irresponsáveis europeus...
Paulo Roberto de Almeida

ALÉM DO CÂMBIO, FMI ALERTA SOBRE "BOLHA" DO CRÉDITO NO BRASIL!

(BBC, 22/09/2011). O FMI alertou nesta quarta-feira que o rápido crescimento do crédito no Brasil representa um risco à estabilidade.  No “Relatório sobre a Estabilidade Financeira Global", lançado nesta quarta-feira, em Washington, o FMI cita o exemplo do Brasil ao lado da também emergente Turquia.  "(Nesses países) A qualidade dos empréstimos parece forte na superfície, mas a rápida expansão do crédito doméstico representa um desafio chave para a estabilidade futura", diz o documento. O risco de aumento excessivo do crédito já motivou medidas do governo brasileiro para restringir a concessão de empréstimos e controlar a inflação. Segundo o FMI, os grandes fluxos de capital que invadiram muitos emergentes – entre eles o Brasil – após a crise econômica mundial ajudaram a alimentar a expansão na liquidez e no crédito.

Nenhum comentário: