O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 9 de outubro de 2011

Carreira diplomatica: posts no Diplomatizzando (os mais lidos...)

De acordo com as estatísticas conjunturais deste Diplomatizzando (ver o post anterior), as questões sobre a carreira diplomática, sobre o concurso de ingresso, as características do trabalho, enfim, curiosidades sobre a profissão, etc., estão entre os temas mais consultados neste blog (e em anteriores, também, pois este sucede a três outros precedentes, todos com os mesmos propósitos, ou seja, divertimento, em primeiro lugar).
Não que eles tenham sido os posts mais lidos absolutamente, mas, quantitativamente (e no conjunto), estão entre os mais consultados. Deduz-se, obviamente, que eles respondem, e correspondem, a uma curiosidade natural dos candidatos à carreira, a uma necessidade de informação totalmente compreensível; que tento atender, na medida do possível.
Pois bem, este blog nunca foi feito com este objetivo precipuo, tendo sido apenas concebido como um complemento mais leve e flexível de meu site (www.pralmeida.org), ele sim criado para servir propósitos acadêmicos (não vinculados necessariamente à carreira diplomática), e que serviu de ponte entre este autor (escritor, diplomata, acadêmico y otras cositas más) e inúmeros estudantes que me escreviam, consultando a propósito da carreira. Como eu tinha feito alguns textos sobre isso e respondido a alguns questionários individuais ou consultas jornalísticas sobre esses temas, acabei colocando em meu site e depois postando em meus primeiros blogs.
O sistema detectou enorme curiosidade, refletida em comentários incessantes em alguns deles, o que me fez reproduzir os mais lidos algumas vezes seguidas.
Pois bem, vendo agora as estatísticas de visitas, detecto estes posts entre os mais visitados:


Postagens (do total de 463 mil e tantas):
 561) Informações sobre a carreira diplomatica, III...

05/07/2006, 76 comentários
4.174 Visualizações de página
1748) Carreira diplomática: salário e promoção
22/01/2010, 13 comentários
1.502 Visualizações de página
30/12/2006, 113 comentários
1.065 Visualizações de página
02/12/2010, 6 comentários
953 Visualizações de página
1777) FAQs sobre a carreira diplomatica
11/03/2010, 2 comentários
522 Visualizações de página


Pois bem, o que fazer a partir daí?
Creio que a única solução, seria retomar todos esses temas, reproduzir todos os trabalhos, reescrevê-los (os que são meus, obviamente), e novamente postar uma informação atualizada sobre a carreira, o concurso de ingresso, e as peculiaridades de ser diplomata.
Vou pensar nisso, assim que colocas as leituras do fim de semana em ordem (pode demorar, portanto)...

Começo linkando novamente cada uma das referidas acima:






Boas leituras a todos...

Paulo Roberto de Almeida 

2 comentários:

Rafael disse...

Podem ser os mais consultados por conta da indexação das ferramentas de buscas. Se procuro por Argentina, por exemplo, o seu blog não estará entre os primeiros resultados, mas se procuro por "carreira diplomatica salarios", está.

Podes aproveitar e instalar o google analytics, que vai ajudar, isso se já não estiver instalado.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Grato Rafael,
Eu conheço o Google Analytics mas confesso minha incompetência, pois não consegui instalá-lo em meu site e em meu blog.
Pura incompetência.
Se voce puder ajudar eu agradeceria...
Paulo Roberto de Almeida