O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 15 de outubro de 2011

A frase do dia (do Professor): Marcel Proust



“A sabedoria não se transmite; é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar. Porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.”

Marcel Proust


Comentário recebido do Professor Orlando Tambosi


[A] frase do Proust me soa demasiado relativista. A ciência, por exemplo, não depende de pontos de vista.  Ah, os literatos e sua bronca contra a famigerada objetividade.


Meu comentário (PRA):
De fato, Proust é um literato e como tal não se julga preso a definições científicas. Entendo que a "sabedoria" de que ele fala é mais um conhecimento interior, uma sensibilidade, do que um conhecimento objetivo, comprovado pela materialidade de experimentos baconianos ou resultante da acumulação de provas empíricas.
Acredito, circunstancialmente, que a frase de Proust não se presta, efetivamente, ao trabalho do Professor, que deve, sim, transmitir conhecimentos e fazer com que os alunos apreendam a "sabedoria" que ele aprendeu nos livros e nos laboratórios, ou diretamente da observação da vida diária, da experiência prática.
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Orlando Tambosi disse...

Caríssimo,

a frase do Proust me soa demasiado relativista.
A ciência, por exemplo, não depende de pontos de vista.
Ah, os literatos e sua bronca contra a famigerada objetividade.