O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Governo argentino impoe restricoes a calcados brasileiros....

Ops, me enganei de noticia. Pensei que ainda fossem as salvaguardas ilegais e abusivas dos argentinos, as restrições indevidas, arbitrárias, inacreditáveis dos argentinos contra nossos simpáticos calçados, mas são as restrições protecionistas contra calçados chineses.
Alguma diferença, aliás?
Se os calçadistas estão contentes com o ministro MDIC por causa disso, por que não cobram atitudes tão machistas quanto contra as medidas argentinas?
Paulo Roberto de Almeida 



Governo impõe restrições a importações de calçados chineses made in Indonesia e Vietname

Os calçadistas gaúchos não têm o que se queixar do ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, porque nas últimas duas semanas ele atendeu sucessivas demandas na área de exportação, agindo sempre com velocidade e consistência.

. A última medida de proteção aos fabricantes nacionais ocorreu nesta terça-feira, através da edição de exigência de autorização prévia para a importação de calçados chineses enviados por triangulação feita via Vietname e Indonésia.

. A licença prévia é uma forma de restrição não alfandegária e pode ser muito eficiente quando usada nos mesmos moldes utilizados pelos argentinos contra produtos brasileiros.

. A triangulação visa burlar a imposição da sobretaxa de US$ 13,85 imposto há mais tempo sobre cada par de calçado chinês exportado para o Brasil.

. Nesta quinta-feira, o deputado Giovani Feltes, líder do PMDB na Assembléia, que é de Campo Bom, região produtora do Vale do Sinos, pediu a ampliação da medida para toda a Ásia.

. O editor tem conversado muito com industriais de calçados, prefeitos e deputados das regiões gaúchas calçadistas, que sentem-se mais protegidos. O próprio setor calçadista poderá dar respostas ao esforço do governo, investindo mais na diversificação de mercados.

. Nas última semanas, estas foram as principais providências adotadas pelo governo federal:

1) Sobretaxa de US$ 13,85 sobre o preço de cada par de calçado chinês.

2) Investigação rápida de mercados exportadores que aceitam triangular as exportações chinesas.

3) Retaliação sobre produtos argentinos de exportação, visando obrigar as autoridades vizinhas a levantar os embargos contra a entrada de calçados brasileiros.

4) Imposição de licença prévia para a importação de calçados procedentes do Vietname e da Indonésia, mercados laranja da China.

Nenhum comentário: