O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Estado brasileiro amigo dos banqueiros (ou dominado por eles?)


Iuri Dantas
O Estado de São Paulo, 17/10/2011

As distorções tributárias do País prejudicam a classe média, que contribui com mais impostos do que os bancos. Análise feita pelo Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), e confirmada por especialistas, indica que os trabalhadores pagaram o equivalente a 9,9% da arrecadação federal somente com o recolhimento de Imposto de Renda ao longo de um ano. As entidades financeiras arcaram com menos da metade disso (4,1%), com o pagamento de quatro tributos.
“Os dados mostram a opção equivocada do governo brasileiro de tributar a renda em vez da riqueza e do patrimônio”, avalia João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A face mais nítida desta escolha, segundo o especialista, é a retenção de imposto de renda na fonte, ou seja, no salário do trabalhador. “São poucos os países que, como o Brasil, não deixam as empresas e as pessoas formarem riqueza,” afirmou. “Todos os tributaristas entendem que não está correto, era preciso tributar quem tem mais.”
O Sindifisco analisou a arrecadação de impostos federais no período de setembro de 2010 a agosto deste ano. Neste período, as pessoas físicas pagaram um total de R$ 87,6 bilhões em Imposto de Renda, incluídos os valores retidos na fonte como rendimentos do trabalho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa não entendi. O imposto dos bancos tende a ser distribuído igualmente entre seus correntistas, sendo por isso regressivo. A solução, quando se fala em reforma tributária, não é justamente tributar mais a renda e menos o capital? Como chegaremos lá, se os próprios liberais fazem pose de escandalizados com uma notícia dessas?

Esse é o tipo de comparação que cabe melhor num filme do Michael Moore que num blogue de um especialista em economia. É justamente "o trabalhador", isto é, quem põe dinheiro no bolso, que tem que ser tributado...também têm que ser tributados os lucros, quando vão para o bolso do investidor. Mas não os bancos diretamente, pois quem vai pagar essa conta são os correntistas...

Anônimo disse...

A equação é muito simples: você já viu algum "trabalhador" financiar campanha?!

Vale!

P.S.:Não me chamo "Michael Moore"!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Anônimo,
O trabalhador SEMPRE financia campanhas, mesmo sem saber, sem querer, inocentemente.
Michael Moore é um crápula. Ainda bem que você não se chama Michael Moore. Corria o risco de ser confundido com um crápula..
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Este anônimo que vos fala fez apenas o segundo comentário!...para não sermos confundidos com o "Michael Moore", tampouco com "crápulas"!...não temos a intenção de tomar "encômios" que possam pertencer a outrem..."Aliquando bonus dormitat Homerus!"

Vale!