O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 27 de novembro de 2011

Mon sejour en France: Lituania, tenho de ir...


Lituânia – Trakai

Trakai é tombada pelo patrimônio histórico da Unesco e sem dúvida vale uma visita. *Por Fernanda Costta

27/11/2011 | Enviar | Imprimir | Comentários: nenhum | A A A
A histórica Trakai está a 30 km de Vilnius e já foi a cidade mais importante da Lituânia, de onde o Grand Duque comandava seu reino poderoso na era medieval. Durante o século XIV viveu seu apogeu sob o controle de Gediminas, que incorporou ao país a Polônia, Ucrânia, Bielorrúsia e parte da Rússia, fazendo da Lituânia o maior país europeu naquela época.
Foi neste período que se ergueu o Castelo de Trakai, uma charmosa fortaleza em estilo gótico-romano sede do poder lituano. O castelo sofreu diversos ataques ao longo da história e foi por diversas vezes também reconstruído. A última vez ocorreu no século XX quando a moderna Lituânia levantou fundos para a maior revitalização histórica já feita no país. A parte exterior foi onde ocorreu a maior parte da revitalização. Já a parte interna conserva melhor o passado do castelo, contendo ainda tijolos originais.
Além do castelo em sí, há uma exposição de peças antigas e também uma exibição interativa da história do lugar, com todas as suas fases de construção, destruição e reconstrução. Símbolos do poderio lituano estão por ali, como moedas e o brasão de armas. Para manter a ordem, objetos de tortura eram utilizados, mas hoje em dia foram retirados das masmorras e fazem parte da interação com os turistas.
Uma curiosidade de Trakai é que ela conserva uma das três comunidades caraítas remanescentes no mundo. O Caraísmo é uma variação do judaísmo, que apesar de ja ter tido grande influência em séculos anteriores, hoje conserva poucos seguidores, apenas em Israel, Trakai e na região da Criméia. Os valores e costumes são mantidos conforme a tradição, como o uso cotidiano da língua caraíta. Calma, não se assuste! A língua não fará a menor diferença, pois por melhor bom ouvinte que você seja, não saberá distinguir quando a população de Trakai estiver falando lituano ou caraíta. Vai tudo soar grego da mesma maneira.
Trakai é uma cidade pitoresca. Sua arquitetura conserva casinhas de madeira coloridas, a maioria com três janelas na fachada. A cidade compreende ainda 200 lagos, o que a faz ter paisagens deslumbrantes. Por ser uma cidade-balneário, os lituanos aproveitam o verão para velejar pelas águas geladas da região.
Trakai é tombada pelo patrimônio histórico da Unesco e sem dúvida vale uma visita. Você gastará no mínimo meio dia para conhecê-la, mas algumas pessoas pernoitam por lá. Não me pareceu tão necessário assim. Existem ônibus diários a partir de Vilnius com saídas a cada hora e o valor é irrisório. Prepare as pernas, pois a rodoviária está há aproximadamente 3 km do castelo, mas a caminhada é interessante e compensada pela bela paisagem, principalmente se o dia for ensolarado.
*Fernanda Costta é graduada em Turismo e já visitou mais de 40 países. Há três anos escreve suas aventuras no blog.
Artigo publicado originalmente no blog Viaggio Mondo, parceiro do Opinião e Notícia.

Nenhum comentário: