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domingo, 11 de dezembro de 2011

Apertem o cinto, o piloto... foi fazer pipi...

Informações inúteis?
CURIOSIDADES

Dez coisas que as empresas aéreas não te dizem

Por trás das taxas escondidas e horas sentado no avião sem saber por que está esperando, existem certas coisas que as empresas aéreas nunca vão te dizer

Opinião e Notícia, 11/12/2011
10. Até pilotos têm que fazer xixi
Qualquer um que já tenha sentado na frente de um avião desde o 11 de Setembro com certeza já percebeu quando os pilotos vão tirar um intervalo ou quando “necessidades fisiológicas” surgem. Quando a natureza chama, o piloto alerta às comissárias de bordo no interfone. As comissárias fazem uma barreira à cabine de pilotagem e dão um sinal para que o piloto abra a porta, já que não há banheiro no cockpit e eles têm que usar o mesmo que todo mundo. Já aconteceu de um piloto pegar o interfone errado e acidentalmente perguntar à aeronave inteira se poderia sair para fazer xixi.
9. Existe essa coisa de “bons assentos”
Se você é suscetível a enjoo em veículos em movimento, sua melhor aposta é sentar sobre a asa. Um avião é como um balanço. Quando o piloto move o nariz da aeronave para cima ou para baixo, os assentos nos extremos da fuselagem vão se mover uma distância maior. E como regra, a cauda tende a se mover mais do que a parte da frente, então fique longe da parte traseira se movimento for um problema para você.
8. O sinal ‘coloque o cinto de segurança’ não é brincadeira
Turbulência não é perigosa para o avião, mas é para as pessoas nele. Incidentes passados com turbulências severas já fizeram pessoas baterem com a cabeça no teto e depois caírem no chão desmaiadas, causando machucados muito sérios. Se a tripulação lhe diz para sentar por causa da turbulência, eu recomendo fortemente que você dê atenção ao aviso.
7. Não existem almoços gratuitos
Graças às falências iniciadas em 2000, poucas empresas aéreas ainda fornecem comida à sua tripulação em voos curtos. Como pilotos, nós temos permissão de comer na cabine de pilotagem assim que estivermos em altitude de cruzeiro (quando o gasto de combustível é menor devido à menor densidade do ar), mas nós normalmente comemos nas praças de alimentação no terminal dos aeroportos: sanduíches prontos, fatias de pizza. Não é exatamente o estilo de vida glamuroso que costumava ser.
6. E voce achava que encher o tanque do seu carro era caro
A despesa número 1 para uma empresa aérea é o combustível, algo que não vai ficar mais barato. E pelo fato de o preço do combustível variar muito, o preço do voo também. Os aviões bimotores regulares queimam cerca de 15 galões de combustível por minuto em altitude de cruzeiro. Então você pode imaginar a conta de combustível de um voo transcontinental.
5. A FAA tem senso de humor, mais ou menos
Aviões seguem um mapa invisível de autoestradas e avenidas no céu para chegar às destinações. Existem milhares de pontos virtuais no céu que pilotos seguem em suas rotas, cada um com nomes únicos para que os controladores de tráfego aéreo consigam saber para onde ir e como chegar lá. A FAA foi criativa ao nomear alguns pontos (que precisam ter cinco caracteres), como estes no sul da Flórida—DONLD e TRUMP sob o Clube Mar-a-Lago de Donald Trump, ou FINNS (nadadeira de peixe), PYRUT (pirata) e BUFIT por causa de Jimmy Buffett, nascido na Flórida. Os mais conhecidos são sob o aeroporto de Kansas, homenageando a cozinha local com SPICY (apimentado) e BARBQ (churrasco).
4. A questão dos aparelhos eletrônicos
Não há nada comprovado, mas existem evidências anedóticas de que aparelhos eletrônicos realmente interferem com os instrumentos de voo da aeronave. Os culpados mais prováveis são as coisas que transmitem sinal, como um celular ou um computador usando WI-FI, que emite uma onda eletrônica. Mas os novos aviões estão sendo produzidos para a era do WI-FI, então devemos ver mais e mais permissões de eletrônicos no futuro.
3. O copiloto pode ser mais experiente do que você pensa
A confusão do setor aéreo nos últimos 20 anos fez muitas empresas falirem ou diminuírem de tamanho, demitindo, portanto, grande número de empregados. Se um piloto perde o emprego em uma empresa e for para outra, ele terá de começar como copiloto com salário do piso e não receberá nenhum crédito pela sua experiência anterior.
2. O ar não é imune a romances
Toda tripulação fica no mesmo hotel, mas alguns anos atrás nos EUA as mulheres dos pilotos tentaram fazer com que as comissárias de bordo ficassem em um hotel diferente dos pilotos porque elas não queriam facilitar a traição dos maridos.
1. As tripulações são treinadas em mais do que saídas de emergência
Terrorismo é um problema hoje em dia. A maioria das comissárias e dos pilotos são treinados para essas situações e aprendem defesa pessoal assim como formas de detectar certos comportamentos. Pilotos também podem se voluntariar para um programa intensivo em centros de treinamento específicos. Por uma semana eles aprendem como atirar e como incapacitar alguém como uma arma. Quando eles terminam o programa estão licenciados a portarem uma arma na cabine de pilotagem.

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