O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escandalo: livros PRA oversold: exploracao de sebos brasileiros

Como já informei aqui, eu costumo comprar livros na melhor rede de sebos do mundo, a Abebooks (www.abebooks.com, que também tem em diversos outros países: abebooks.fr, com.de, com.uk etc...).
Livros podem ser encontrados por 1 dólar, ou, na média, por 4 ou 5 dólares. Mesmo colocando mais 9 ou 10 dólares de frete, para o Brasil, ainda assim sai mais barato do que comprar o equivalente brasileiro (invariavelmente mais caro e frequentemente mal traduzido).
Pois bem, eu estava outro dia procurando o último livro do Fukuyama (para ver se já tinha a 4 dólares; não, ainda não tem), e resolvi colocar o meu próprio nome para ver o que aparecia: veio um monte de livros, inclusive de sebos brasileiros.
Aí descobri que esses nossos sebos também não escapam da mania brasileira atual, que é a de ser o país mais caro do mundo. Caríssimo, a julgar pelos preços detectados, expressos em euros
Livros meus há muito editados, e que deveriam estar sendo vendidos por 5 ou 10 reais, estão supervalorizados, ou estão sendo "precificados" excessivamente, o que eu mesmo considero um roubo organizado. E os valores de frete são igualmente absurdos.
Em que planeta o Brasil pensa que está?!
Alguns exemplos:

Velhos e Novos Manifestos

Almeida Paulo Roberto de
Libraire: SEBOWEB
(Santo André, SP, Brazil)
Quantité : 1
Prix: EUR 27.00
Autre devise
Frais de port : EUR 8.83
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais








Mercosul - Fundamentos e Perspectivas

Paulo Roberto de Almeida
Libraire: Marilia Rocha Lima
(Cachoeiras de Macacu, BR, Brazil)
Quantité : 1
Prix: EUR 15.00
Autre devise
Frais de port : EUR 21.50
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais


A GRANDE MUDANCA

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA
(São Paulo, SP, Brazil)
Quantité : 10
Prix: EUR 20.42
Autre devise
Frais de port : EUR 20.64
De Brésil vers France
Destinations, frais et délais


Um comentário:

Glauciane Carvalho disse...

Talvez eles estejam valorizando o autor por suas visões críticas e estudos sistematizados ?
Talvez não seja roubo, seja a falta de visão de trabalhar como os sebos estrangeiros, até por uma prática reiterada no comércio brasileiro.
Nem tudo o que pensas é, de fato.
Eles pegam um livro com a qualidade de suas pesquisas e tem pena de cobrar menos, porque acham que o livro é elitizado para os padrões do mercado editorial brasileiro. O que é fato !