O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FAAP reune ex-alunos de Economia: palestrei para eles...


Antigos alunos de Economia e de RI se reúnem na 10ª edição do Fórum de Executivos
Pelo décimo ano consecutivo, a Faculdade de Economia da FAAP promoveu, no dia 9 de novembro, mais um encontro de seus ex-alunos, que se reúnem atualmente na condição de executivos de empresas de segmentos variados tanto no cenário nacional como no internacional.

Na oportunidade, os professores Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia, José Maria Rodriguez Ramos, que foi coordenador do curso de Ciências Econômicas de 2001 a 2008, e José Geraldo Soares de Mello Jr. receberam os convidados num welcome coffee no saguão do Centro de Convenções.

Em seguida, os ex-alunos se juntaram a alguns atuais alunos e a professores de ontem e de hoje para ouvirem as palestra do embaixador Paulo Roberto de Almeida, sobre o tema “A inserção econômica internacional do Brasil: as agendas mundial e regional e as políticas brasileiras”. O evento serviu também para o lançamento dos dois mais recentes livros de Paulo Roberto de Almeida: Relações Internacionais e Política Externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização e Globalizando: ensaios sobre a globalização e a antiglobalização.
Em seu pronunciamento, Paulo Roberto de Almeida fez uma análise da política externa brasileira a partir de duas óticas: retrospectiva e prospectiva. Sob a primeira, comparou a política externa dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, apontando aspectos positivos e negativos de cada uma delas e concluiu chamando atenção para algumas diferenças observadas nos primeiros meses do governo de Dilma Rousseff. Sob a segunda, procurou explorar algumas possibilidades numa conjuntura caracterizada pela estagnação e pelo elevado nível de desemprego verificado em importantes atores do cenário político-econômico internacional.

Ao término da exposição houve várias perguntas e comentários sobre o tema. Entre outros pontos levantados surgiu o papel da China no novo cenário internacional e as perspectivas do cenário brasileiro em face da crise na União Europeia.

Surgido em 2001, o Fórum de Executivos da FAAP foi concebido com o objetivo de estreitar os laços da instituição com seus ex-alunos, bem como propiciar maior integração entre os mundos acadêmico e empresarial. Graças aos bons resultados obtidos e atendendo à solicitação de muitos ex-alunos interessados em participar desses encontros, acabou por ser incorporado à agenda anual da Faculdade de Economia da FAAP.

O Fórum representa uma ocasião para os antigos alunos se reencontrarem, renovarem seus laços de amizade e propicia a oportunidade para que se atualizem em relação às atividades desenvolvidas na Faculdade de Economia e na pós-graduação da FAAP. O Fórum é sempre um marco para combinar posteriores encontros.

Além de ocupar cargos no mundo empresarial, alguns antigos alunos também estão na área acadêmica, lecionando em diversos cursos espalhados por São Paulo e pelo País, outros se preparam para concursos públicos, e ainda há aqueles que estão trabalhando em outros países e respondem ao convite agradecendo e mandando lembranças.

Tendo sempre por objetivo propiciar a máxima interação entre os participantes, cada edição do Fórum conta sempre com a participação de um convidado especial, que realiza uma exposição a respeito de aspectos relevantes da conjuntura político-econômica do País, seguida de um período de debates sobre o tema. Até agora, participaram do Fórum na condição de palestrantes Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor do Banco Central e ex-aluno da FAAP; Roberto Macedo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e editor da Revista de Economia & Relações Internacionais; Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal; Roberto Teixeira da Costa, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Romeu Chap Chap, ex-presidente do Secovi-SP; Ana Maria Diniz, diretora da Axialent do Brasil Consultoria Ltda. e ex-aluna da FAAP; os embaixadores Sergio Amaral e Rubens Ricupero, diretores da Faculdade de Economia e do Centro de Estudos Americanos da FAAP, respectivamente; e o professor Marcos Paulino, ex-vice- diretor da Faculdade de Economia.

Em decorrência desses encontros, muitos dos ex-alunos que participaram das diversas edições do Fórum de Executivo foram convidados a dar seu depoimento para o programa Gente de Iniciativa, levado ao ar pela TV FAAP, num projeto desenvolvido conjuntamente pelas Faculdades de Comunicação e de Economia.

Fotos e legendas
Foto 1 – Os ex-alunos Ana Paula Colombini e Renato Ópice Blum, ao lado de Maria do Rosário de Fátima Fernandes de Atouguia, colaboradora-símbolo da Faculdade de Economia e do vice-diretor Luiz Alberto Machado.
Foto 2 – Paulo Roberto de Almeida, observado pelos professores Luiz Alberto Machado, José Maria Rodriguez Ramos e Georges Landau.
Foto 3 – Flagrante da palestra do embaixador Paulo Roberto de Almeida.
Foto 4 – Os dois mais recentes livros de autoria do embaixador Paulo Roberto de Almeida.
Foto 5 – Ex-alunos de diversas turmas posam ao lado do embaixador Paulo Roberto de Almeida, dos professores Roberto Macedo, José Maria Rodriguez Ramos, Luiz Alberto Machado e Raquel Maria de Almeida Rocha, também ex-aluna do curso de Relações Internacionais.

Nenhum comentário: