O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Politica externa do Brasil: diplomacias de FHC e Lula

Relembrado por um leitor, ou simples passante neste blog, acabei retomando um velho trabalho, disponível neste link:
http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1227PolExtFHCLulaMiami.pdf

Summit of the Americas Center
Florida International University
Instituto Brasileiro de Relações Internacionais
MARC Pavillion (FIU), March 4, 2004

Seminar on Brazil - Between Regionalism and Globalism: Old Ambitions, New Results?
9:10 – 10:00 Panel 1 - Historic Background/Scene Setter

Two Foreign Policies From Cardoso to Lula 
Paulo Roberto de Almeida

Esse trabalho foi citado no livro de Parag Kahnna, The Second World.
Bem, era isso. 
Provavelmente, eu seria menos condescendente, hoje, com certas políticas...
Paulo Roberto de Almeida 

4 comentários:

Rozenbaum disse...

professor,
vale a pena ler algo desse sujeito?
o ultimo livro dele se chama

How to Run the World: Charting a Course to the Next Renaissance. Random House, 2011
.
pelo titulo me parece bastante oportunista. Estou enganado.
.
abs
rozenbaum

Paulo Roberto de Almeida disse...

Parag Kahnna é talvez um pouco pretensioso demais, mas se trata de um bom analista, e vale a pena ler os seus livros, pois ele tem uma visão propriamente global do mundo, especialmente levando-se em conta que se trata de um "periférico" educado nas melhores universidades americanas, mas sem o "americanocentrismo" dos analistas dos EUA, que sempre vêm o mundo according to Washington.
Não é o caso dele, e só por isso vale a pena gastar uns tostões para ler seus trabalhos.
Tente primeiro no www.abebooks.com/
Paulo Roberto de Almeida

Rozenbaum disse...

Bom saber.
Baixei um pedaço desse ultimo livro dele no meu kindle. Se for bom, compro a versão do e reader mesmo.
Agradeço!
abs

Paulo Roberto de Almeida disse...

Quanto custou, no Kindle?
Paulo Roberto de Almeida