O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasil e Argentina se equivocam no comercio: e reincidem nos erros do passado...

Um exemplo claríssimo, na matéria abaixo, de como a imprensa, em lugar de esclarecer, pode também confundir, enganar, se equivocar redondamente de "inimigo" (ou suposto tal).

Acredito que o tom e o linguajar do artigo abaixo reproduzido estão totalmente equivocados, assim como os propósitos e as políticas dos dois membros do Mercosul.

Por que "combater"? 
Comércio internacional é uma guerra?
Países latino-americanos, e nós mesmos, no Brasil e na Argentina, estamos importando produtos chineses porque gostamos dos chineses?; estamos fazendo um favor, ou caridade, a suas industrias?; estamos punindo nossos próprios industriais por algum mal que eles cometeram?; estamos sendo obrigados a comprar produtos chineses contra a nossa propria vontade?
Tudo isso me parece tremendamente equivocado e até mal formulado.
E a politica de combater esses produtos ajuda nossos consumidores e industriais?
Os governos da Argentina e do Brasil querem punir seus proprios consumidores e produtores por comprarem produtos mais baratos, eventualmente melhores, e obriga-los a comprar produtos locais mais caros?
Essa é a função de governos responsáveis?
Que tal atuar sobre as verdadeiras causas da falta de competitividade dos produtos locais, a tributação excessiva e outros elementos deletérios de nossa produtividade?
Tudo isso me parece patético e até criminoso.
Governos irresponsáveis não conseguem corrigir o que fazem de errado e ficam encontrando expedientes equivocados para combater um mal que eles mesmos causaram...
Paulo Roberto de Almeida 

4 comentários:

JOB FERRREIRA DA CUNHA BANANAL - SP disse...

OS PRODUTOS CHINESES SÂO PESSIMOS ..MELHOR PAGAR CARO E LEVAR UM BOM PRODUTO ..EU ACHO QUE O POVO BRASILEIRO DEVERIA BOICOTAR PRODUTOS CHINESES . NÂO COMPRO E NEM GOSTO DE GANHAR PRODUTOS CHINESES ..NA VERDADE O BARATO ACABA SAINDO CARO . O ULTIMO PRODUTO CHINES QUE COMPREI, FOI UMA LAMPARINA A QUEROSENE ..PARA UMA HORA DE EMERGENCIA LÀ NA MINHA CHACARA ..CHEGANDO EM CASA , SABENDO QUE OS PRODUTOS CHINESES SÂO DESCARTAVEIS ..FUI MANUSEAR A TAL LAMPARINA COM O MAIOR CUIDADO...E MESMO ASSIM ELA DEU PROBLEMA .... NÂO FUNCIONOU DIREITO...ESTA LA..PENDURADA EM UM CABIDE BRASILEIROS VAMOS BOICOTAR OS PRODUTOS CHINESES ..VALORIZEMOS O NOSSO REAL ...

Cristiano disse...

Olá Paulo Roberto de Almeida,
Além dessa medida protecionista contra os produtos chineses, hoje o Edmar Bacha escreveu no Valor Econômico sobre mais uma medida protecionista agora no setor Saúde!
Vale a pena ler o artigo.
http://www.valor.com.br/opiniao/1179588/saude-e-protecionismo
Essa medida no setor Saúde é um absurdo! Segundo o Edmar Bacha, o governo brasileiro está disposto a pagar até 25% mais caro por um produto nacional em compração ao produto similar estrangeiro.

Anônimo disse...

Talvez vc não tenha atentado para as dicas do "manual de instruções"(em mandarim!)

Fiat lux!

Vale!

lnm disse...

que interessante, até que esse pequeno artigo rendeu interesse de outros... Aproveito para desejar-lhe uma boa viagem e sucesso no curso/palestra na França.
abraços
Marcel Ribeiro