O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 29 de janeiro de 2012

Desafios do Desenvolvimento (lpea) - Resenhas Paulo R. de Almeida

O Ipea, na versão online de sua revista Desafios do Desenvolvimento, meteu os pés pelas mãos (não surpreende), na seção "Estante" (neste link), que traz minhas colaborações ao longo dos anos em que aquele instituto funcionou normalmente.
Começou atribuindo-me uma resenha de um livro que jamais li, e cuja resenha deve ter sido feita por um de seus funcionários.
Depois suprimiu as duas primeiras resenhas que fiz, estas aqui, que vou repostar sequencialmente, em novos posts.

2. “Globalização para todos os gostos”, Brasília, 12 junho 2004, 2 p. Resenha do livro de Jagdish Bhagwati: Em Defesa da Globalização: como a globalização está ajudando ricos e pobres (Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2004, 348 pp.; ISBN: 85-352-1440-2). Publicada na revista Desafios do Desenvolvimento (Brasília: IPEA-PNUD, ano 1, nº 1, agosto 2004, p. 76). Relação de Trabalhos nº 1281. Relação de Publicados nº 507.

1. “Origens e itinerário do desenvolvimento brasileiro”, Brasília, 2 junho 2004, 2 p. Resenha do livro de Albert Fishlow, Desenvolvimento no Brasil e na América Latina: uma perspectiva histórica (São Paulo: Paz e Terra, 2004, 340 p). Publicada na revista Desafios do Desenvolvimento (Brasília: IPEA-PNUD, ano 1, nº 1, agosto 2004, p. 77). Relação de Trabalhos nº 1275. Relação de Publicados nº 503.

Para o acesso à seção "Estante"da revista, com a qual colaborei de seu início até 2007 -- tendo então desistido de colaborar voluntariamente devido à censura política exercida contra uma resenha minha -- ver este link: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=12&Itemid=30

Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: