O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Movimentos regressistas se reunem em Porto Alegre

Com exceção das causas verdadeiramente humanitárias, mais do gênero emergencial, a maioria das propostas que emergem das tribos esquizofrênicas que se reunem em Porto Alegre -- inclusive do lado governamental -- fariam o Brasil, a América Latina e o mundo regredirem na globalização e se tornarem piores do que já são.
Não preciso insistir sobre o caráter nocivo desse anticapitalismo primário e desse anti-imperialismo infantil.
Paulo Roberto de Almeida 
Fórum reúne novos e tradicionais movimentos anti-imperialistas
Começou ontem o Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre (RS), trazendo grande expectativa sobre um dos temas centrais do megaevento: a crise do capitalismo e a luta anti-imperialista dos povos, em vários continentes, contra o sistema hegemônico. Tendo como pano de fundo discussões que antecedem a Cúpula dos Povos, evento alternativo à Rio+20, movimentos sociais históricos se encontram com novas lideranças de mobilizações que ocuparam praças de cidades em todo mundo, em 2011.
“Conseguimos articular um espectro bastante grande dos movimentos sociais. Tanto nacionais, quanto internacionais . Estamos trazendo todo o segmento histórico do fórum social mundial, as organizações que participam desde o início, mas também novos movimentos e mobilizações que ocuparam as praças de todos os continentes, em 2011, especialmente a Primavera Árabe, os Indignados na Europa, o Ocupar Wall Street de Nova York e de Londres, e o movimento estudantil no Chile”, disse ao Site Vermelho Mauri Cruz, coordenador do Comitê Organizador do FST.
Lideranças dos movimentos, como a chilena Camila Vallejo, estão presentes. Mauri Cruz ressalta que muitos desses movimentos não possuem ideologia, mas que são válidos e que acumularam ao longo deste ano uma trajetória de luta contra o capital. “Várias lideranças estarão aqui até para que haja essa troca. Como sabemos não se trata de um movimento com recorte ideológico, é mais uma indignação. Então, haverá uma troca bastante interessante entre os novos movimentos e a luta histórica dos trabalhadores, representados por sindicatos, e das massas populares contra o modelo capitalista”, avalia o coordenador.

A presidente Dilma participará do FST hoje, às 19h, no Gigantinho. O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, também confirmou presença na mesma atividade. “Além do diálogo com a presidente Dilma, o governo brasileiro vai estar presente em outras mesas, com a presença de ministros, para discutir com representantes de outros países como Bolívia e Argentina. Devemos definir como será a dinâmica da cúpula dos povos na Rio+20”, completa Mauri.
O acompanhamento virtual dos Grupos Temáticos também pode ser realizado pela internet, por meio do site www.dialogos2012.org. No mesmo endereço, é possível realizar a inscrição para fazer parte de um dos grupos ou criar novos grupos de discussão.

Nenhum comentário: