O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Beguin the beguine...: a crise financeira internacional

Not really, só como começou toda essa bagunça econômica atual: 


Inside Job
documentário de Chales H. Ferguson; EUA, 2010.
(http://www.vimeo.com/25142692)


Addendum em 3/02/2012: 


O link acima não está mais funcionando, talvez porque fosse um oferecimento irregular, sem respeitar direitos autorais dos produtores do filme.
Confesso que não ouso, por enquanto, fazer um comentário sobre esse documentário, que parece ter sido tecnicamente bem construído, mas com posições politicamente marcadas, orientadas para os chamados "99% of us, against 1% of them", ou seja, os especuladores.
Só vi o filme pela metade, assim não posso julgar de forma fundamentada.
Pelo que vi, achei um pouco de demagogia, como se o mundo da finança fosse feito por um punhado de especuladores perversos que complotam de noite para roubar o dinheiro de honestos cidadãos, e que depois, na crise, acabam roubando igual, pois os governos os socorrem com muito dinheiro para evitar a tal de crise sistêmica.
Quando alguém puder me indicar onde ver o filme -- claro, sempre se pode pagar e alugar... -- eu verei se tenho opinião formada sobre o filme e sobre os eventos que ele descreve.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Assisti a esse documentario em outro oportunidade (alias, parece que o link nao esta funcionando). O Sr. pretende escrever algo sobre ele??? Expoe uma visao bastante pessimista sobre a desregulamentacao dos mercados...

Abraco
Felipe Xavier

Anônimo disse...

Está vendo como esse negócio de direitos autorais é um saco ?
Eu avisei...