O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Daniel Piza: uma homenagem merecida


Daniel Piza (1970-2011)
Colunistas e Colaboradores
Digestivo Cultural, 
Quinta-feira, 9/2/2012

Memória insuficiente
>>> Agora que possuímos o banquete do conteúdo, lembremos do Daniel Piza escritor, um grande homem que se dedicou ao conhecimento e a compartilhá-lo. Adaptando da Odisseia, de Homero: "O leitor sempre vai se lembrar, durante toda a vida, da pessoa hospitaleira que dá mostras de amizade". E não existe hospitalidade maior do que dividir o conhecimento. No caso do Piza, uma amizade entre escritor e leitor desconhecidos.
por Vicente Escudero

Daniel Piza me fez começar a escrever
>>> Não sei dimensionar a relevância de Daniel Piza para o jornalismo cultural. Não tenho o conhecimento, nem o interesse para tanto. Mas sei de sua importância para mim. Ele foi a minha referência de erudição cultural. Por muito tempo, a primeira coisa que eu fazia no domingo era abrir o Estadão na página da Sinopse. Sem saber, Daniel Piza me fez começar a escrever. Eu quis escrever como ele. Eu quis ter uma coluna como a Sinopse.
por Rafael Fernandes

Daniel Piza: uma lanterna cultural
>>> Por vários anos achei que o Daniel Piza blefava, que suas opiniões e polêmicas eram puro marketing. Por um momento pensei que ele tivesse sido apadrinhado, na imprensa, pelo Paulo Francis. Não conseguia conceber ― na verdade, aceitar ― um cara tão novo escrevendo sobre temas tão variados e complexos. Desconfiava de seu tom de voz macio, da sua calma ao falar, da sua polidez...
por Wellington Machado

Daniel Piza, sempre aberto ao diálogo
>>> Em 2003 iniciei um diálogo com Daniel Piza através de uma missiva que reconheço dura e, talvez para alguns, pedante e arrogante. Com a morte precoce, e recente, de Daniel, torno-o público para dar aos leitores e admiradores uma ideia do enorme respeito que ele tinha por quem o lia. O modo como me expressei levaria qualquer outro a simplesmente me ignorar. Não foi o caso com ele. Estranhos caminhos da vida...
por Humberto Pereira da Silva

Alguns momentos com Daniel Piza
>>> Daniel Piza tinha um estilo ― digamos ― jornalisticamente impecável e ao mesmo tempo facilmente reconhecível. Era direto, como Paulo Francis, e rápido, preciso, como Machado de Assis. A última frase dos seus textos tinha normalmente alguma sacada. Eu gostava de ver ele escapar dos manuais de redação. Seu aforismo preferido, aliás: "Estilo é aquilo que você construiu e já era seu".
por Eduardo Carvalho

Encontros (e desencontros) com Daniel Piza
>>> Lamento, sinceramente, não ter tido mais encontros com o Daniel Piza. Perdi alguém que, além de uma admiração, foi uma espécie de mentor. Quase um irmão mais velho que o jornalismo cultural me legou. E perdi um intelocutor como poucos. Gostaria de dizer, ainda, que perdi um amigo, se não estivéssemos, muitas vezes, em arenas opostas, e se tivéssemos sabido aproveitar mais a amizade, pura e simples. O Daniel vai ficar como um dos grandes do nosso jornalismo.
por Julio Daio Borges

Nenhum comentário: