O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mercosul: trabalhos PRA, das catacumbas...

Por acaso (sempre as coisas acontecem comigo por acaso, mas também é sempre deliberado), estava buscando um trabalho antigo sobre o Mercosul, e resolvi buscar o que eu mesmo tinha publicado sobre o assunto "cronologia".
Acabei caindo numa lista interessante, de trabalhos feitos até 2003 (ou parte do ano) sobre esse tema, e deixo aqui a indicação para aqueles que se dedicam à arqueologia, talvez geologia, em todo caso paleontologia desse animal desaparecido que, nos tempos antigos, respondia pelo nome de Mercosul:

http://www.pralmeida.org/04Temas/05MercosulAlca/03ArtigosMSul.html

Depois disso fiz muitos outros trabalhos, que aí já podem ser enquadrados na categoria "operação de salvamento", ou então "remexendo os escombros", ou ainda, "análise cadavérica", ou seja, autópsia de um corpo rígido e quase se decompondo.
Não é minha culpa, pois eu sempre defendi o Mercosul, em sua fase comercial e dinâmica.
Depois vieram os companheiros, com sua arquitetura política e deixaram o Mercosul morrer à míngua, mas mentindo que estavam dando um novo conteúdo político e social a esse empreendimento que já foi vibrante, nos velhos tempos.
Os companheiros têm o toque de Midas, só que em vez de transmutarem tudo em ouro, acabam mudando as coisas para... (enfim, vocês decidam o que for melhor...).

Os trabalhos mais recentes devem estar neste link:
http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/110824MercosulWorks.pdf

Espero que ajude os mais desesperados...
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: