O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Venezuela: o inicio do comeco dos preparativos para tentar mudar a situacao

Acho que a oposição ao coronel ainda tem um longo caminho a percorrer, mas parece estar no caminho certo: unificar as forças, definir o melhor candidato nas prévias -- o que não significa que seja o melhor absolutamente, apenas o que obtiver maiores apoios momentâneos -- e depois aguentar o peso das patifarias oficiais contra o candidato formal.



OPOSIÇÃO VENEZUELANA REALIZA PRIMÁRIAS NO DOMINGO (12)!
El Nacional, 06/02/2012 

A oposição desencadeou uma ambiciosa operação para finalizar a renovação de toda a sua liderança, nacional e regional. O objetivo é construir uma proposta alternativa capaz de abrir um novo ciclo político na Venezuela. No próximo domingo à noite, os venezuelanos conhecerão o nome da pessoa que será o candidato a presidente da oposição e que vai comandar a dura batalha para frear a pretensão de Hugo Chávez de realizar sua reeleição pela terceira vez consecutiva e completar 20 anos no exercício do poder.
            
Em 12 de fevereiro se encerra um período muito produtivo de liderança coletiva, que começou em janeiro de 2008 com a assinatura de acordos para a criação do MUD. Nos últimos quatro anos, a oposição construiu uma institucionalidade eficaz para gerar consenso, estabelecer regras básicas, discutir programas e coordenar a implantação de uma máquina robusta, uma plataforma essencial para a construção de um eventual governo de unidade nacional.
            
O cenário mostra dois grupos distintos: três candidatos (Maria Corina Machado, Diego Arria e Pablo Medina) que falam com os antichavistas mais indignados, com uma mensagem combativa e de ruptura profunda; os outros três candidatos (Henrique Capriles Pablo Perez e Leopoldo Lopez) apostam em transcender o habitual mercado opositor e mobilizar algumas camadas independentes, com uma mensagem conciliadora e ofertas concretas a respeito dos principais problemas dos venezuelanos. Lopez renunciou semana passada em favor de Capriles.

Nenhum comentário: