O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 10 de março de 2012

O prato de bacalhau MAIS CARO DO MUNDO (com perdao das maiusculas)

Sim, com perdão a meus leitores, mas nenhum perdão a quem impôs esse custo fabuloso aos contribuintes brasileiros.
O famoso AeroLula já tinha sido comprado, em detrimento de um avião legitimamente brasileiro, um Embraer adaptado para uso presidencial, por que o "rei da Banania" -- como o chama um jornalista conhecido -- achava que não podia se dar ao luxo de parar para reabastecer, se por acaso desejasse ir do Brasil à China, por exemplo. Imaginem: seria um incômodo muito grande, para Sua Majestade, parar em meio do caminho para reabastecer o avião, em algum trajeto maior.
Mas, não seria o caso de vôos diretos para a Europa, quando o alcance estaria perfeitamente ajustado.
Helas, não para sua Nova Majestade, que resolveu parar no Porto, para comer um bacalhau.
Tudo isso às nossas custas, claro.
Quando é que as autoridades vão parar de nos tratar como idiotas pagadores?
Quando é que o fascismo econômico vai ter fim?
Com permissão do jornalista Augusto Nunes, tomo carona em sua crônica, para informar meus leitores.
Paulo Roberto de Almeida
Blog de Augusto Nunes, 08/03/2012  às 23:02 \
História em Imagens

Celso Arnaldo e o Bacalhau à Dilma

A caminho da Alemanha, o Aerodilma fez uma “parada técnica” no Porto, para que a presidente comesse um supostamente famoso bacalhau gratinado  no restaurante Terra. Deu azar: foi capturada por Celso Arnaldo. “Faço jornalismo gastronômico e não conhecia essa fama que justificaria a escala de um gigantesco Airbus”, intrigou-se o implacável caçador de cretinices na abertura do recado que continua abaixo. (AN)
Após o repasto de toda a comitiva presidencial, o chef chileno da casa tratou de rebatizar o prato para Bacalhau à Dilma. A receita, como se ouve no vídeo anexo, leva grelos. O grelo tenro dá um gostinho todo especial no Bacalhau da Dilma. Ensinam os portugueses: “O grelo é comestível enquanto está tenro. Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece por muito que se coza”.
Piadas prontas à parte, o Bacalhau à Dilma, pelo menos a porção que ela comeu, é desde já um dos pratos mais caros da história da gastronomia. Pago por nós, é claro.
No vídeo, nossos irmãos lusos também descrevem a complexa operação exigida para a degustação do Bacalhau da Dilma. Segundo aFolha, Dilma custa R$ 42. Não estão incluídas despesas com escalas aéreas.

Nenhum comentário: