O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 3 de março de 2012

Policia Sociedade Anonima, ou Police Inc.: going private in public security

Vamos ver no que vai dar. No começo até pode dar certo, depois é o caso de se ver: sendo os homens o que são, é possível que, tanto quanto policiais do Estado, os privados se deixem capturar por interesses... privados...

Reino Unido planeja privatização da polícia, diz jornal
Terra Noticias, 03 de março de 2012  10h20  atualizado às 10h55



Diversos serviços prestados pela polícia poderão passar às mãos do setor privado em duas unidades estaduais do Reino Unido. Os governos dos condados de Surrey e West Midlands, respectivamente no Sudeste e no Centro-Oeste da Inglaterra, estudam contratar companhias privadas de segurança, que ficariam encarregadas de atividades como investigação de crimes, patrulha de bairros e detenção de suspeitos. A informação é do jornal britânico The Guardian, que qualifica o projeto como um "plano radical de privatização".
Entre as empresas interessadas no negócio está a G4S, uma das líderes mundiais do setor da segurança privada. O contrato teria uma duração prévia de sete anos e custaria 1,5 bilhões de libras (algo como R$ 4,1 bi), mas poderia ter os custos triplicados, dependendo do contingente privado disponibilizado. Os valores em muito ultrapassam um contrato de cooperação entre a mesma G4S e a polícia de Linconshire, no valor de 200 milhões de libras (R$ 548 mi).
Com isso, Surrey e West Midlands estariam concretizando as últimas diretrizes apontadas pela Secretária do Interior, Theresa May, que defende a transformação da segurança pública por meio de uma maior parceira público-privada. O projeto dos condados, segundo o Guardian "redesenharia completamente as fronteiras aceitáveis entre o público e o privado" e poderia se tornar o "principal veículo" para o remanejo da polícia na Inglaterra e no País de Gales.
"A combinação com o setor de negócios tem por objetivo transformar por completo o modo pelo qual a força (da polícia) atualmente faz negócios: melhorar o serviço provido ao público", defendeu um porta-voz da polícia de West Midlands. "Trazer o setor privado ao policiamento é um experimento perigoso com a segurança e o dinheiro dos pagadores de impostos", disse, em contrapartida, um porta-voz da Unison, a União dos Serviços Públicos do Reino Unido.

Um comentário:

Eduardo Rodrigues, Rio disse...

Aproveitando a notícia, há alguns artigos no IMB sobre a privatização de serviços de segurança, os quais podem nos ajudar a pensar sobre esse assunto. http://www.mises.org.br/Subject.aspx?id=31

Vamos ver no que dá lá no Reino Unido.
Por aqui temos ainda que tentar com muito esforço acabar com o monopólio dos Correios, privatizar aeroportos e outras mil coisas de países bem atrasados como o Brasil.