O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Iran-Israel: comecar pelo comeco...

Talvez o chanceler devesse começar por avisar a presidente que foram os dirigentes do Irã que, por diversas vezes e reiteradamente, disseram de sua intenção de "varrer Israel do mapa do Oriente Médio", e não o contrário.
Quem sabe se poderia lembrar essa coisa simples: Estados civilizados, membros da ONU, não ficam dizendo abertamente que pretendem extirpar da face da terra um outro Estado membro da ONU.
Acho que poderia começar por aí...
Paulo Roberto de Almeida 



Braços dados
Mônica Bergamo / Coluna
 Folha de S. Paulo, 40/2012

O chanceler Antonio Patriota pretende reunir no segundo semestre intelectuais e líderes das comunidades árabe e judaica para discutir os problemas do Oriente Médio sob coordenação do Itamaraty. Ele acha que o Brasil deve fortalecer sua liderança mundial pelo exemplo de que no país todos convivem bem e pacificamente.

Patriota esteve anteontem em jantar na casa do médico Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita Brasileira. Entre os convidados estavam David Feffer, do grupo Suzano, Jayme Blay, da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, e Jack Terpins, entre outros.

No jantar, o chanceler defendeu o diálogo com o Irã e reafirmou que o Brasil fará "tudo" para evitar um conflito armado entre o país persa e Israel. Em viagem recente, a presidente Dilma Rousseff defendeu o direito do Irã de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos e criticou a "retórica agressiva" das potências contra o país.

Nenhum comentário: