O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Maastricht: rezando pelos livros, me convertendo nos livros...

Finalmente realizei meu ideal de vida: me converter a uma santa religião!
A dos livros...
Bem, eu já era meio fanático, um pouco místico, e totalmente beato por livros, mas agora encontrei um motivo legítimo para fundar uma nova ordem dos adoradores dos livros, uma confraria exclusiva de gente que vive nos livros, para os livros, pelos livros e que reza, única e exclusivamente, com livros, de qualquer formato, tamanho e teor (enfim, descarto os espiritualistas, para ser sincero, e aqueles que prometem felicidade eterna por apenas alguns tostões gastos nesse tipo de leitura).
Digo isto porque, finalmente, adentrei no átrio sagrado dos livros, em seu ambiente próprio, uma igreja dominicana (não que eu tenha preconceito contra as outras ordens, mas a que estava disponível para ser transformada em livraria era essa da turma do São Tomás de Aquino, um gajo que ainda preciso ler com certo cuidado).
Eu já tinha antecipado esta visita neste post, poucas semanas atrás: 



DOMINGO, 25 DE MARÇO DE 2012


Agora, penetrei pessoalmente nesse cenáculo do lazer culto, e deixo aqui algumas fotos (por certo horríveis) feitas com meu iPhone mal cuidado. Reparem como a mesa do bar, no lugar que era reservado ao altar, tem a forma de uma cruz (aqui vista do alto), do segundo andar da livraria, onde fui achar a minha compra do dia, o último (perdão, o mais recente) livro do Vito Tanzi, o grande especialista em políticas fiscais: 
Government versus Markets: The Changing Economic Role of the State
( New York: Cambridge University Press, 2011; Euros: 34,97)





Nenhum comentário: