O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O fascismo em construcao no Brasil - Ministerio Publico como fasci di combatimento...

O fascismo se espalha rapidamente pelo Brasil, o que não parece estranho pois a ideologia militante, intervencionista, autoritária dos companheiros tem extrema semelhança com o fascismo. As duas pretendem ditar regras para os outros, determinar o que podem ou não podem fazer agentes econômicos privados, enfim, pretendem modelar a sociedade à imagem e semelhança de suas cabeças tendencialmente totalitárias.


TRT nega liminar a pedido de parar as obras em Jirau

Ministério Público do Trabalho pediu a paralisação das obras na usina até que sejam reconstruídos 36 alojamentos queimados por um grupo de vândalos 

06 de abril de 2012 | 16h 45
Nilton Salina, especial para o Estado de S. Paulo
PORTO VELHO - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) negou liminar à ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que pediu a paralisação das obras na Usina Jirau até que sejam reconstruídos 36 alojamentos queimados por um grupo de vândalos na última terça-feira, 3. Mesmo assim as atividades ainda não foram reiniciadas na hidrelétrica, porque a empresa Camargo Corrêa primeiro teria decidido resolver algumas pendências.
Também foi negado pela Juíza federal do Trabalho Maria Rafaela de Castro um outro pedido do MPT. Os promotores queriam a concessão de liminar determinando que os contratos de todos os operários fossem mantidos, incluindo o direito à antecipação de "baixadas", como são classificados os períodos de descanso para visitar as famílias nos Estados de origem, com direito a passagem aérea, alimentação e hotel.
A juíza do Trabalho também determinou que a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) envie uma equipe de fiscais neste sábado, 7, ao canteiro de obras da Usina Jirau para verificar as condições de segurança e acomodação dos mais de 4 mil funcionários que estão em alojamentos no local. Dos 3,2 mil trabalhadores que estavam nos quartos que foram queimados, cerca de 400 decidiram voltaram à usina e ficar em dormitórios improvisados.
A Camargo Corrêa acomodou em hotéis e enviou às suas cidades de origem mais de 2 mil trabalhadores, sendo que alguns teriam pedido cancelamento do contrato, se desligando da empresa. Ocorre que algumas pessoas disseram a promotores que não tinham recebido a opção de aguardar em casa a reconstrução dos alojamentos e os contratos estavam sendo cancelados, por isso o MPT entrou com a ação judicial.
A previsão é que as obras recomecem na Usina Jirau na próxima semana, quando alguns alojamentos forem reconstruídos, para abrigar trabalhadores que estão em hotéis de Porto Velho o que pediram para ficar em quartos improvisados na própria hidrelétrica. Não houve mais incidentes depois que a Força Nacional de Segurança se instalou no local e também no canteiro de obras da Usina de Santo Antônio.
Os trabalhadores de Jirau tinham entrado em greve no último dia 9, decidido voltar ao trabalho na última segunda-feira. Na madrugada do dia seguinte um grupo de vândalos ateou fogo na mata e depois incendiou 36 dos 57 alojamentos localizados na margem esquerda do rio Madeira. Gradativamente, 223 homens da Força Nacional de Segurança chegaram a Rondônia para manter a ordem nas duas usinas.

Nenhum comentário: