O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seminario Rio Branco no Rio: 8 a 10 de maio


Seminário Internacional "Barão do Rio Branco – 100 anos de memória"
Como parte da celebração do centenário de falecimento do Barão do Rio Branco, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), organizarão o Seminário Internacional "Barão do Rio Branco – 100 anos de memória", a ser realizado no Rio de Janeiro nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2012, no Palácio Itamaraty (8 e 10) e na sede do IHGB (9).
O Seminário, que será aberto pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, consistirá de uma série de palestras de reflexão sobre a vida e a obra do patrono da diplomacia brasileira.
José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil entre 3 de dezembro de 1902 e 10 de fevereiro de 1912, quando faleceu em seu gabinete no Palácio Itamaraty. Entre os legados deixados pelo Barão à diplomacia brasileira, destacam-se a consolidação pacífica das fronteiras do Brasil com os países vizinhos, pelas vias diplomática e arbitral; o pragmatismo da atuação internacional do Brasil; a defesa da soberania nacional; o respeito ao princípio da não intervenção; a solução pacífica de controvérsias; a busca da estabilidade da América do Sul e a aproximação com os Estados Unidos da América.


Faça sua inscrição, garanta já sua vaga, são apenas 200 vagas por painel.
Baixe a programação completa, clique aqui

Nenhum comentário: