O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Aos FaceBookeanos demandantes: sorry felows, estou me retirando para uma montanha

Tenho recebido, continuamente, demandas e mais demandas de relacionamento através do FaceBook, uma vez que eu figuro como membro, assinante, ou sei lá o que dessa ferramenta de relacionamento.
A questão é que estou e NÃO ESTOU... 
Explico, aproveitando justamente uma mensagem enviada por ex-aluno que me fazia o pedido.
Eis o que respondi:



Grato pelo contato e pela demanda. 
Sinto decepcioná-lo, voce e dezenas ou centenas de outros.
Simplesmente não uso o FB: entrei em busca de noticias de jornais americanos, que anunciavam que estavam no FB, e descobri que o aproveitamento do instrumento para ler notícias (minhas necessidades prioritárias) não é lá muito high performing.
E, justamente, a demanda por relacionamentos é enorme, o que me imporia uma extra cargo de trabalho apenas para responder a amigos e conhecidos.
Portanto, para nao discriminar ninguem, simplesmente nao entro e nao uso o FB, embora reconheça sua utilidade.
Eu já tenho um tempo muito reduzido para ler meus livros e revistas e para redigir meus textos, e se eu fosse me relacionar no FB isso me tiraria um precioso tempo que me falta, justamente, para completar tudo aquilo que desejo fazer, ao meu próprio ritmo.
Desculpe, mais uma vez, mas por enquanto não pretendo usar essa excelente ferramenta de relacionamento.
Sou um eremita, por excelência...
-----------------------------------
Paulo Roberto de Almeida

Um comentário:

Gilrikardo-Blog disse...

-Eremita!

Durante algum tempo em minha vida, sofri com o desejo/prazer de estar só, mas “entre aspas”, pois era eu e meus pensamentos advindos de leituras/estudos. Foram anos para enfim me libertar do preconceito que me envolvia ao estar solitário. Nos dias atuais, sinto-me abençoado ou privilegiado por viver tais momentos. Nada como um dia após o outro para nos tornarmos o que somos. (uma apologia ao Profº Nietzsche)