O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 22 de maio de 2012

Brasil governamental: o pior adversario do Brasil produtivo

São os portuários e exportadores a reclamar:

22/05/2012 07:08
Brasil patina e acreditar em competitividade é acreditar em Papai Noel
Apesar do discurso ressaltando que o Governo Federal continuará investindo em obras de transportes que impulsionem o desenvolvimento nacional, a presidenta Dilma Rousseff parece continuar sem entender que o Brasil não conseguirá enfrentar a concorrência de produtos estrangeiros no exterior com os portos ineficientesque temos ao longo da costa brasileira. O tema foi alvo de postagem neste blog Dia-a-Dia no final de 2011, com o título “Dilma acredita em Papai Noel”, e permanece atual.

Ilustração: Betto Cordeiro
Nesta segunda-feira, Dilma inaugurou as obras na Ponte de Cabeçudas, em Laguna, Santa Catarina, investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que mesmo com readequação do orçamento devem sair mais caras do que se previa. Pior: segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, a obra está solitária para viabilizar a duplicação do trecho Sul da BR-101. Ele prevê que a duplicação não será finalizadaantes de 2016, conforme previsto pelo Governo Federal, se os trâmites para a realização de obras de arte não forem agilizados.
Assim, ganha força o cenário de que acreditar em um Brasil competitivo seria “acreditar em Papai Noel”, já que os investimentos realizados para melhorar a infraestrutura de transportes, mesmo com a aplicação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), têm como resultado baixa qualidade de obras, pouca agilidade e muitas denúncias junto ao Ministério Público e ao TCU.

Projeto da Ponte de Cabeçudas é primordial para Imbituba
No setor logístico, o Brasil ainda patina em erros primários.

============
Os mesmos: 
22/05/2012 00:28
Logística cega, surda e muda
Os colunistas Frederico Bussinger e Jorge Hori, doPortogente, destacaram, em artigos recentes, que o Brasil carece de planejamento portuário e logístico. Ponto destacado, aliás, no 7º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que começou nesta segunda-feira (21/05), na capital paulista.
Em seu discurso no evento, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse que muitas vezes, as áreas estadual e federal não se falam como deveriam. “Na construção do último trecho do Rodoanel em São Paulo era a oportunidade de fazer também um ferroanel. Faltou diálogo com o governo estadual e o federal na época.”
O Brasil patina, sem dúvida nenhuma, na sua logística por problemas e erros primários. Coisa impensável em países como a Holanda e até a China. Por essas e outras, alçarmos à sexta economia mundial é um verdadeiro milagre. Deus é brasileiro, diriam alguns.

Nenhum comentário: