O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lula: mudando a relação de forcas no mundo

Realmente é difícil ser da América do Sul: não nos convidam para nada. Temos de enfiar o pé na porta e dizer que chegamos para o baile.
Depois vai ser preciso pagar o custo do baile. Não vale sair de fininho no fim da festa, ou só aproveitar os comes e bebes e querer ficar fora da despesa...
Paulo Roberto de Almeida


Lula critica países ricos e quer o Brasil junto às tomadas de decisão

Correio do Brasil, 7/6/2012 14:17,  Por Redação - do Rio de Janeiro
Lula
Lula, ao lado do prefeito Eduardo Paes, em uma inauguração no Rio de Janeiro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as nações mais ricas em relação ao combate à crise econômica e cobrou a inclusão do Brasil nos processos decisórios. Durante ato na noite passada, ao lado do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral, ele lamentou que a última conversa entre os líderes do G8, grupo das antigas nações de maior economia mundial, tenha se dado sem a participação brasileira.
– Mesmo quando a gente conquista o direito de participar do baile, eles não nos convidam. Não é fácil ser da América do Sul, como não é fácil ser da periferia de alguma cidade – disse.
Lula acrescentou que é preciso lembrar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que o Brasil está entre as sete maiores economias do mundo, à frente de nações “falidas” como França e Itália.
– Nem a China tem a segurança de crescimento que o Brasil tem até 2020 – afirmou.
O discurso foi realizado durante a inauguração do primeiro corredor exclusivo para ônibus no Rio de Janeiro, uma das obras voltadas à melhoria da mobilidade urbana com vistas à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016. Lula aproveitou ainda para elogiar a nova geração de políticos que, segundo ele, tem mais preocupação com as camadas pobres da sociedade, e lembrou os ganhos para a população da boa relação entre os governos federal, estadual e municipal.
– Acabou o tempo em que os governantes só gostavam de governar na rua dos ricos, no bairro dos ricos. Tem gente que acha que pobre só gosta de pé de frango. Não. A gente gosta de peito de frango também – discursou.
Nos momento em que arrancou mais aplausos da plateia, Lula falou sobre governar para os mais pobres.
– Eu sempre digo para a Dilma que cuidar dos pobres é a coisa mais barata que existe. Se pobre pudesse ser vendido como ação em época de eleição, seria a ação mais valorizada na bolsa de valores. Uma vez o Joãosinho Trinta foi criticado porque a Beija-Flor tinha muito luxo. Ele disse: ‘pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual’. Ele estava certíssimo. A gente não gosta de comprar coisa de segunda, a gente não gosta de pisar na lama, a gente quer morar bem – concluiu Lula.

Nenhum comentário: