O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 17 de julho de 2012

Da Arte (pouco nobre) de Inclinar a Coluna - Paulo Roberto de Almeida


Da Arte (pouco nobre) de Inclinar a Coluna

Paulo Roberto de Almeida

A coluna a que eu me refiro aqui não é qualquer uma da arquitetura clássica – como as das ordens conhecidas na Grécia antiga: dórica, jônica e coríntia – ou sequer as da história mitológica, também grega: as famosas colunas de Hércules, o estreito que depois foi batizado com o nome do conquistador árabe que deu início à conquista da península ibérica. Quero falar da mais frequente e usual, aliás, de pleno domínio de cada um de nós, ainda que de forma congenital: a coluna vertebral, também chamada pelos anatomistas de espinha dorsal.
Ao falar da arte de inclinar a coluna, eu me refiro, mais concretamente, a esse bizarro exercício voluntário de dobrar a sua própria, em função de compulsões externas ou de injunções internas. Excluindo a mesura gentil – plenamente integrada aos costumes protocolares de certos povos, ou denotando alguma devoção religiosa, quando não o respeito voluntariamente assumido em face de um soberano do qual se é súdito –, a inclinação de que trato aqui tem a ver, precisamente, com a submissão demonstrada por alguém a uma autoridade qualquer, mesmo quando não se trata exatamente de uma autoridade, ou quando o respeito que essa pessoa deve a si mesma recomendaria não praticar tal gesto.
 Estou consciente de que na vida cotidiana, somos sempre levados, de alguma forma, a praticar esse exercício: metaforicamente falando, nos dobramos à vontade de um chefe no trabalho, aos ditames de um comandante nas forças armadas, às diretrizes de uma real autoridade (o guarda rodoviário, ou o policial do trânsito, por exemplo), às instruções de um mestre-escola (e até ao orientador de tese, por mais absurdas que possam parecer suas inclinações teóricas), quando não, cedo na vida, às ordens de pai e mãe, antes que nos seja dado o direito e o dever de também fazê-lo em direção de nossos filhos, eventualmente rebeldes a alguma recomendação de segurança ou outra qualquer. Nos inclinamos com tão maior rapidez, e o respeito devido, quando tais ordens, emanando de alguém que possui legitimidade para assim proceder (isto é, tendo a lei a seu favor), se destinam a guiar nossas próprias ações, ou representam nossa conformidade a regras comumente acordadas com vistas a um benefício de interesse geral, ou da ordem pública (que não tem nada a ver com uma pretensa “vontade geral”, à la Rousseau). Somos levados a cumprir ordens, ou a obedecer (o que sempre implica alguma inclinação de coluna simbólica), porque assim estão organizadas as sociedades civilizadas, baseadas em regras de interesse comum, antes que na prevalência da força ou da prepotência de uns poucos.
O “inclinar a coluna” aqui visado tem a ver, mais apropriadamente, com o que Étienne De La Boetie já chamou de servidão voluntária, ou seja, a predisposição de certos indivíduos – mas pode ser também uma comunidade inteira, ou um governo – de se dobrar a um poder qualquer, geralmente o do Estado, encarnado no governo de ocasião, ou de certas potências de ocasião, numa total falta de confiança em suas próprias capacidades ou virtudes. A atitude é mais frequente do que se pensa, e não se manifesta apenas naqueles casos de privação extrema, sob o jugo da qual pessoas que poderiam se desempenhar com suas próprias forças, para superar alguma vicissitude temporária, preferem se entregar ao arbítrio de quem proclama poder garantir sua subsistência ou segurança, em troca justamente da servidão aos desígnios e causas do suposto protetor. La Boetie pensava, claro, na situação limite que lhe era dado contemplar em sua época, caracterizada pela existência de camponeses tão miseráveis ao ponto de ter sua sobrevivência ameaçada, e que decidiam se entregar a um tirano qualquer ou aceitar defender suas causas, numa escravidão sem grilhões aparentes e sem título de propriedade.
De fato, a servidão voluntária geralmente se faz sem papeis, e ela é usualmente de caráter mental, antes de se traduzir em um contrato qualquer, no oferecimento de algum posto ou distinção de ofício, quando então a submissão assume todos os contornos da situação descrita pelo pensador francês, amigo de Montaigne. O mais frequente, nesse tipo de situação, é o contexto estamental, ou corporativo, no qual indivíduos que desejam ascender funcionalmente se mostram servis e obsequiosos aos que estão no topo da carreira, esperando, portanto, um empurrão ou até mesmo uma âncora, para poderem se alçar acima da malta.
Não estamos falando de um regime de castas, no qual a “ralé” pretende mudar a sua situação, mas de um “conjuração dos iguais”, na medida em que alguns são sempre “mais iguais” do que outros, e esses outros se conformam ao papel que lhes é atribuído pelos primeiros. É um comportamento mais frequente do que se imagina, como tenho observado, com essas minhas retinas fatigadas, ao longo de algumas décadas de convivência com “iguais” e “mais iguais”.
Tampouco devemos restringir a servidão voluntária, e a submissão consentida, aos comportamentos individuais, o que nos remeteria ao terreno da psicologia, ou talvez até da psiquiatria. Por vezes, comunidades inteiras se submetem ao domínio de um tirano, como ainda assistimos na Alemanha nazista, três gerações atrás. Todo o processo, tanto pela sua essência política, quanto pelas suas implicações econômicas, foi capturado no livro seminal do economista e filósofo austríaco, Friedrich Hayek, chamado justamente A Caminho da Servidão (5a. ed.; Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990; tradução e revisão: Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro; livremente disponível no site do Instituto). Como o próprio Hayek esclarece, em seu capítulo inaugural, o ponto de partida de tudo foi a Alemanha.
Visitando o museu de Nuremberg dedicado ao partido nazista, no mês de junho de 2012, fiquei impressionado pela abundância documental – cartas, jornais, livros, filmes – em torno do fenômeno da captura hipnótica de toda uma população por um tirano medíocre, mas que possuía o dom da palavra, como poucos em sua época. Usando os recursos do rádio e da imprensa, e aproveitando-se da situação caótica, ou de verdadeiro desespero econômico vivido pelo povo alemão, naqueles anos conturbados do pós-Grande Guerra, de hiperinflação na década seguinte e crise econômica dos anos 1930, o megalomaníaco líder racista conseguiu reduzir quase toda a nação a um estado de submissão raramente visto nos anais da história.
 Contemplando os materiais do museu, não deixei de traçar paralelos com outras situações e com outros personagens, mais próximos, talvez, de nossa história, embora seja difícil reproduzir novamente os casos de colossal histeria coletiva, como observados na Alemanha dos anos 1930, até o turbilhão do desastre fatal na década seguinte. Fica, porém, a advertência: messias salvadores, e seu séquito habitual de true believers – alguns deles por mero oportunismo, busca de retornos materiais, ou ambição de poder – são sempre uma via perigosa para um regime de liberdade.
Na verdade, a maior parte dos casos individuais de servidão voluntária, ou de “inclinação da espinha dorsal” se dão mesmo por oportunismo, sede de poder e desejo de glória e prestígio. Em troca da proximidade com o poder, quando não da possibilidade de se exercer algum poder, indivíduos aparentemente normais são capazes dos mais inacreditáveis contorcionismos verbais e comportamentais, numa alteração de personalidade que pode chegar a assustar os amigos e familiares. Sem desejar reproduzir os alertas muito conhecidos de Lord Acton, é um fato que o poder, sobretudo quando é absoluto, pode corromper absolutamente; se juntarmos a isso certa inclinação autoritária, quando não totalitária, temos indivíduos que ascenderam numa corporação “normal” e que de repente se transformam em servos fiéis do poder encarnado pelos “mais iguais”. A submissão é tão forte que o novo súdito voluntário é capaz de “vestir a camisa” de quem está no comando – mesmo quando isso fica um pouco bizarro – e de pretender que todos os demais façam o mesmo.
Quando isso ocorre, o espírito de servidão ultrapassa a dimensão das carreiras individuais para disseminar-se por uma corporação específica do Estado, quem sabe até por todo o governo, comprometendo as posições internas e externas da nação. Como todos sabem, as melhores políticas de bem-estar coletivo são aquelas que resultam de um debate aprofundado na sociedade – que precisa ser absolutamente livre – e da transposição desse debate para os corpos representativos da sociedade, geralmente o parlamento – que também precisa ser autônomo, em relação ao poder executivo – e não as que são oferecidas de cima para baixo, como se a magnanimidade do líder do momento fosse uma garantia de boa qualidade dessas políticas. Fica claro, nesse contexto, que comunidades dotadas de cultura política elementar, quando não privadas de um mínimo de conforto material, podem ser levadas a aderir ao líder da ocasião, que se aproveita dessas condições para assentar um domínio sobre a maioria – que é sempre formada por gente humilde – e que depois se projeta numa espécie de tirania da popularidade (quando esta não é, ela mesma, construída por uma hábil e mistificadora máquina de propaganda).
Espíritos fortes em outras camadas da população podem resistir à vocação autoritária de um messias autoproclamado, mas este sempre encontrará os servos voluntários de que necessita para assentar o seu poder e a continuidade de seu mando. Os oportunistas estão sempre dispostos a servir o poder do momento em troca de vantagens materiais, e do desejo de honra e prestígio, que nada mais são, finalmente, do que “virtudes humanas” muito corriqueiras. Se isso é certo, também é verdade que essas virtudes também podem ser muito ordinárias, como é o próprio ato de dobrar a coluna para servir voluntariamente um candidato a tirano. Assim é o mundo, assim são as pessoas...
Nietzsche, a quem não prezo particularmente, escreveu algo a respeito. Parece que Hitler e Mussolini admiravam esse filósofo. Mas não é preciso sequer saber de sua existência e conhecer a sua obra para exibir o perfil requerido ao cenário aqui traçado. Sempre devemos esperar o melhor das pessoas; mas não custa estar atento para certas vocações desviantes...

Brasília, 2411: 16 julho 2012.

Nenhum comentário: