O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Venezuela: economia esquizofrênica! E agora no Mercosul tambem???!!!

Vejam bem o que Chávez anunciou: 
"...a criação de um fundo de 'várias centenas de milhões de dólares' para ajudar empresários locais a exportar aos sócios do bloco."
Ou seja, como seus empresários, por razões de ambiente deletério de negócios, não conseguem ser competitivos, Chávez, na sua inefável candura e generosidade, se propõe ajudá-los para que eles se tornem competitivos à golpes de petrodólares chavistas.
O grande economista, por acaso presidente dessa vaca petrolífera que atende pelo nome de Venezuela (com perdão da expressão, mas o "vaca" deve ser tomado no sentido metafórico, claro; mas se trata exatamente disso: a Venezuela, ou melhor Chávez, pois nada naquele país acontece sem que Chávez ordene, ordenha a sua vaca petrolífera, literalmente assim, embora o úbere esteja secando por falta de cuidados), mas como eu dizia, esse grande economista, inventor do "socialismo do século XXI", do qual só ele detém o copyright, decidiu que os empresários do seu país (sim, dele, e os empresários são os que sobraram, claro), por generosidade dele, e só dele, poderão dispor de um fundo de "centenas de milhões de dólares" para exportar ao Mercosul.
Não precisa de orçamento, aprovação do Congresso, nada: Chávez decide, Chávez faz, Chávez a tudo vela, tudo ouve, tudo sabe...
Nosso "economista do século XIX" certamente não ouviu falar que tal tipo de medida é estritamente proibida desde 1947 pelo Gatt (não sei se ele ouviu falar), e portanto não pode existir nem no Mercosul, nem em qualquer outro lugar. Enfim, ele pode consultar o texto do Gatt, livremente disponível, ou algum de seus conselheiros lembrá-lo disso, ou será que lá ninguém sabe dessas coisas?
Acho que os líderes do Mercosul terão de lembrá-lo desse pequeno detalhe, a não ser que pretendam, em detrimento de seus próprios empresários, admitirem comércio desleal no bloco, além de serem coniventes com uma transgressão às regras do livre comércio, algo próximo de ser cúmplices de um crime, se me permitem a expressão. Será que eles vão fazer isso, ou só estavam esperando que alguém os lembrasse disso, assim como já se anunciou que Chávez (sim, Chávez) não havia ratificado nenhum dos instrumentos mais relevantes do Mercosul, aliás sequer o seu próprio protocolo de acesso.
Alguém precisa lembrar essas coisas elementares (de nada).
Paulo Roberto de Almeida 
PS.: Se o ingresso no Mercosul é uma "benção", o que seria uma desgraça, para ele e para nós?

Folha de S. Paulo, 19/07/2012

Venezuelano anuncia que quer comprar novos caças da Rússia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou de "bênção" a entrada de seu país no Mercosul e anunciou a criação de um fundo de "várias centenas de milhões de dólares" para ajudar empresários locais a exportar aos sócios do bloco.
"Compreendo a preocupação de alguns setores", disse Chávez, anteontem, na TV.
O venezuelano se referia a associações de empresários que temem que a adesão ao Mercosul prejudique o já combalido setor industrial.
Ele disse que o fundo estratégico ajudará "com créditos e facilidades as empresas que tenham perfil exportador".
A Venezuela tem saldo comercial negativo com todos os sócios do Mercosul.
Chávez repetiu que deve ir ao Rio no dia 31 para a cerimônia de entrada da Venezuela no Mercosul.

NOVOS SUKHOI
Ontem, Chávez disse ter comunicado à Rússia que quer comprar caças Sukhoi-35, uma versão mais avançada dos 24 caças Sukhoi-30, os mais poderosos do continente, que o país já possui. A Venezuela disse em junho que Moscou pôs à disposição crédito de US$ 4 bilhões.

Nenhum comentário: